A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 33)

Home Forum APK Killifilia Killies Espécies fáceis para principiantes em kilifilia

• Autor
    Artigos

kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

Boas vasco,

Eu coloquei, os aphanius mento visto ser dos aphanius mais “faceis”, mas tens razão que é um genero com alguns requesitos especiais.

Em relação aos austrofundulus leohoignei acho que se pode deixar foi um dos meus primeiros anuais e ainda lá tenho esse casal constantemente a por ovos. E começei agora a molhar turfas.

Para quem tenha já alguma experiencia na reprodução de não anuais, acho que pode-se incluir os austrofundulus leohoignei na lista.

Cumprimentos

Ricardo Marques 

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Sim, Ricardo, os Austrofundulus leohoignei devem ser uma espécie fácil (eu não sei, nunca os reproduzi). A questão é se são para principiantes. Até há um ano e meio atrás eu nunca sequer tinha visto um o que significa que não são comuns (o facto de agora existirem muitos em Portugal é uma “anormalidade”). A minha opinião é que na lista deste tópico só devem estar espécies fáceis de manter e de encontrar. E os Austrofundulus leohoignei, em “tempos normais”, não são fácies de encontrar (imagina há 2 anos um iniciado colocar aqui um pedido dessa espécie para começar a sua actividade killiófila).

Abraços.

kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

Pois, dentro dos austrofundulus os leohoignei são os mais proliferos, eu achos faceis para começar com anuais (posso ter tido sorte).

Se é para fazer uma lista com killis faceis de criar/encontrar para iniciantes, acho que só se deveria colocar não anuais, maioritariamente dos generos aphyosemion, fundulopachax. Sendo que se poderia colocar um ou outro epiplaty e rivulus.

Cumprimentos

Ricardo Marques 

Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1384
    • Totais: 1503
    • Membro Platina
    • ★★★★

Bom dia

Para não dizerem que só critico e não ajudo ::), e embora tenha as minhas reservas em relação a este tipo de listas, e também para acabar com as quizílias desnecessárias, aqui vai…

Na minha opinião não devem ser incluídas espécies anuais numa lista como esta. São peixes mais específicos, com longos períodos de diapausa, que têm que ter uma alimentação muito variada e frequente e dão muito mais trabalho. Podem ser muito gratificantes mas para um iniciado qualquer insucesso pode traduzir-se em desânimo e consequente abandono do hobbie.

Concordo com o Ricardo que deverão ser incluídas algumas espécies não anuais dos géneros:

Aphyosemion (australe, striatum, ahli, celiae, marginatum, bitaeniatum lagos red, etc)
    Fundulopanchax (gardneri, scheeli, etc)
    Epiplatys (dageti, togolensis, etc)
    Aplocheilus (lineatus, panchax, etc)
    Rivulus (agilae, ou outras – não tenho conhecimentos para classificar rivulos por dificuldade)

Sou de opinião que somente depois de algum tempo de experiência com os não anuais se deve partir para os anuais.

Um abraço

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!

Visto que já disseram mais ou menos o que era minha intenção dizer não vale a pena estar a “chover no molhado”.
    Quero reforçar que iniciativas como esta do José Afonso Pires são sempre de louvar. Continue a empreender e já que foi você que começou com a lista penso que deve ser você a estar à frente do projecto, com ajuda dos mais experientes, claro.

Quero acabar dizendo que os Fp. gardneri clauseni nem são assim tão fáceis de reproduzir nem de  encontrar, se fossem havia disso aos pontapés e se forem ver listagens de convenções são muito raras as vezes que eles aparecem. Para reforçar isto quero dizer apenas que estou à espera de um simples casal há quase 2 anos e ainda não o conseguiram enviar. E obviamente estou a falar de clauseni, não qualquer outra coisa vendida com o mesmo nome.

Cumprimentos!
    Filipe Torre 

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Viva,

Hoje finalmente cheguei aqui ao tópico e vejo verdadeira actividade..he he
    Em dois dias passei de 40 visitas para 140 visitas…muito bom…:P

Agora sim…Desculpa Eduardo por tudo que te disse…mas este forum parece a TVI…ka ka…tal como na TVI em que só com as asneiras da Manela é que a TVI andava na boca do povo…aqui no forum tem que haver uma quizilia para que toda a comunidade comece a participar…he he

Desculpem, mas hoje acordei bem disposto e esta actividade toda ainda me deixou mais bem dispostos e achei que umas piadinhas não iam fazer mal a ninguém…he he

Cumps

José Afonso Pires

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

José,

Aceita o repto do Filipe Torre. Não deixes cair a lista. É meritória e pode ajudar quem se inicia.
    No entanto, e como disse noutro tópico, é importante que, para quem se inicia através da APK, consiga conciliar aquilo que gosta com aquilo que tem condições para manter e reproduzir e ainda e também importante, o que os sócios têm de momento disponivel para oferecer.

Um abraço,

Luis Oliveira

Engbite
    Participante
    • Membro Bronze

Viva,

Estou a passar uns dias em minha casa em Tenerife e como vim num voo low cost não tenho aqui o meu computador, vou continuar a ler e muito provavelmente a responder, mas não vai dar para alterar a lista, só se “cair um santo” e a minha irmã me emprestar o dela e aqui no telemóvel é um bocado complicado fazer isso, volto para Guimarães Domingo por isso, se não fizer antes, lá para segunda altero isso.

Desistir não faz o meu género…he he

Ahhh!!!….Luís…Quando sai o próximo boletim da APK?Se esta lista ficar “porreira”, se arranjar imagens dos peixinhos e uma relação de criadores e ex-criadores desses mesmo peixinhos, até se podia por no boletim…que dizes???

Cumps
    José Afonso Pires

Engbite
    Participante
    • Membro Bronze

Viva,

Também era porreiro arranjar assim umas fichas como estas:

http://www.sekaiscaping.com/2009/10/rivulus-magdalenae.html
    http://www.sekaiscaping.com/2009/07/epiplatys-dageti.html

Se forem arranjando vão deixando também aqui no tópico.

Cumps

José Afonso Pires

Susana Paula De Campos Alcobia
    papillon
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 274
    • Totais: 302
    • Membro Bronze

Ainda bem que já se começam todos a entender e se viraram todos para o mesmo lado trabalhar em conjunto.

cumps
    Susana

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

O que o Eduardo e o Filipe  dizem reflecte a realidade. Sem desprimor para a intenção de quem fez a lista este tipo de iniciativa só deveria ser feita por quem tem experiência e conhecimentos suficientes senão cai-se em situações como esta. As especies mais faceis são do conhecimento geral e facilmente quem perguntar é imediatamente informado quer aqui quer pessoalmente numa reunião ou até na convenção.

Abraço
    Paulo José

Susana Paula De Campos Alcobia
    papillon
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 274
    • Totais: 302
    • Membro Bronze

Olá,
    Eu que sou um zero em killies, adorei a ideia de tentar fazerem uma lista destas.

Pela minha parte obrigada a todos, continuem o bom trabalho e cheguem a algum consenso quer nunca será o mais perfeito.

Quem sabe até possam produzir algum bom artigo mais explorado, pelos mais experientes, para um boletim.

Num pequeno a parte, como eu gostava de ser “quadrada” 🙂

cumps
    Susana

Engbite
    Participante
    • Membro Bronze

Viva,

Finalmente tirei algum tempo para alterar a lista.

POR FAVOR DIGAM ALGO PARA EU PODER TIRAR OS RISCADOS E TERMOS UMA LISTA DEFINITIVA E EU COMEÇAR A COLOCAR IMAGENS DOS PEIXINHOS QUE VÃO FICAR.

Cumps
    José Afonso Pires

PS – Mais Vale tarde do que nunca…he he

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Viva,
    Eu voltava a colocar os seguintes bichanis

Apl. dayi dayi                                    Alk 9.0
    Apl. panchax panchax                        Alk 7.0
    Apl. dayi werneri 
    Rivulus Hartii
    Rivulus agilae

e acrescentava:

Rivulus igneus
    Rivulus kuelpmani
    Rivulus geayi
    Rivulus Bahianus

Engbite
    Participante
    • Membro Bronze

Já fiz as alterações que referes Luís e colocarei as respectivas características dos Rivulus que sugeres em breve se ninguém disser nada em contrário.
    Obrigado Luís Santos.

As criticas iniciais foram boas por isso fico à espera de novas criticas e opiniões destes senhores:
    Ricardo Marques
    Paulo José
    Eduardo Bernardo
    Luis Oliveira
    Allnothos
    Vasco Gomes

Cumps
    José Pires

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 33)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0