A visualizar 3 artigos - de 1 a 3 (de um total de 3)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Eclosão (quase) ao natural de killies

• Autor
    Artigos

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva,

Não sei o que se passa no resto do país mas hoje, aqui pela zona de Lisboa, ao final da tarde, cairam uns valentes aguaceiros mas a temperatura manteve-se relativamente elevada, pelos vinte e pouco graus.

Lembrei-me então que eram condições interessantes para experimentar a eclosão “ao natural” de killies – em mais de uma década de manutenção destes peixinhos, nunca o tinha feito!

Acabo de fazer o upload do video, dêem uma vista de olhos:
    [youtube]KojzYy_0GLw[/youtube]
    Pois, como coloquei os recipentes debaixo das goteiras do telhado, a água a cair está um bocado violenta… 🙂 para a próxima vou colocar simplesmente à chuva.

Tive outro problema – estamos no inicio da primavera, os meus killies só agora começam a recuperar do inverno a 16-19 C… praticamente não tenho ovos. Fui procurar nas prateleiras e acabei por encontrar uma turfa de Austrolebias “Toba” que tirei em Setembro do ano passado, uma turfa de Nothobranchius eggersi, outra de guentheri e, numa caixa mais antiga, uma turfa de nigerianus “Makurdi” de Julho de 2009!

Acabei por colocar então 4 recipentes à chuva… mas assim que ficaram meio cheios levei-os para dentro de casa. A água da chuva estava FRIA, talvez a uns 12 graus.

Há instantes dei-lhes uma vista de olhos, para já os únicos alevins que vi foram os das Austrolebias, no caso dos Nothos as turfas tinham muitos ovos fungados, portanto é bem possivel que não nasça nenhum e quanto aos Makurdi… nah, dois anos é certamente demasiado tempo para uma espécie semi-anual!

Também é possível que as especies tropicais não apreciem a água (demasiado?) fria da chuva. Nos trópicos a chuva é quente. De qualquer modo as Austrolebias certamente não se importaram,a chuva também deve ser fria na sua região de origem.

Portanto, é perfeitamente viável aproveitar uma boa chuvada para eclodir ovos (experimentem) mas não coloquem os recipentes debaixo das goteiras do telhado como eu fiz 🙂

Miguel

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Miguel,

Desde este inverno estou a aproveitar a água da chuva para os aquários. Acredita que notei uma boa diferença.
    Hoje serviu para repor os stocks e alguma água foi direitinha para uma placa de petri com ovos de Rivulus xiphidius. Vamos ver o resultado, mas tenho-a usado já com alguns dias para eclodir os meus Aphyosemions.

Luis Oliveira

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

O Thoma Litz(DKG) costuma usar o metodo descrito para eclodir as Austrolebias. Atenção que a A. toba é do norte, não aprecia temperaturas tão  baixas como as outras especies mais a sul.

Abraço
    Paulo José

A visualizar 3 artigos - de 1 a 3 (de um total de 3)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0