- This topic has 5 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 15 years by
Miguel Figueiredo.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › É primavera! Os killies europeus já se estão a reproduzir
-
AutorArtigos
-
10/04/2011 às 21:19 #216776
Viva,
Com o calor dos últimos dias, os Aphanius no experior já se andam reproduzir.
Este fim de semana contei uns vinte alevins no meu lago, o curioso é que já têm quase 1 cm, portanto devem ter começado a nascer à coisa de um mês atrás, ainda no inverno.
De facto, desde que coloquei os Aphanius no lago, em Outubro, nunca mais os vi! Coloquei apenas 1 macho e 3 fêmeas, da espécie Aphanius mento “Bor”, juntamente com um trio de Gymnogeophagus gymnogenys que quero MESMO reproduzir. Durante todo o inverno também só muito raramente vi os gymnogenys mas sabia que haveria peixes porque não tinha larvas de mosquito.
Finalmente, este fim de semana pude ver gymnogenys, de fugida – cresceram imenso de inverno, estão ENORMES (são peixes habituados ao frio) e, para meu espanto, encontrei também os pequenos Aphanius, espalhados pelas margens. A surpresa de os ver levou a que prestasse mais atenção ao lago, então ontem, em plena tarde, com o sol a bater, vi uma aparição:
Um espantoso peixe NEGRO, de pontos BRILHANTES saiu das plantas, exibiu-se durante alguns momentos, talvez para uma fêmea oculta e voltou a esconder-se – era o macho Aphanius! Está incrivelmente bonito e grande, o inverno no lago fez-lhe certamente bem.
De qualquer modo, não espero vir a ter uma grande população de Aphanius, curiosamente é um peixe que parece não se dar muito bem no meu lago principal. Há dois anos atrás apenas um casal de Aphanius danfordi estoirou em mais de 100 peixes, também nascidos logo no final do inverno, no final de Junho muitos já estavam suficientemente grandes para, por sua vez se exibirem para as fêmeas. Então, subitamente, todos desapareceram. Talvez uma doença, talvez incompatibilidade com outra coisa qualquer (uma alga? as folhas de uma planta? Predação?). Os outros peixes do lago continuaram bem. O ano passado aconteceu-me o mesmo com Aphanius apodus: após um periodo de reprodução inical, Outubro encontrei apenas dois peixes.
Este ano, estou a tentar de novo manter killies no lago grande: desta vez com os mento “Bor”, uma estirpe que mantenho há cinco anos. Para já as coisas parecem correr bem mas lá para Maio vou retirar umas quantas crias para aquário, “just in case”.
Miguel
10/04/2011 às 23:56 #226493Boas Figueiredo!!
😉 😉 😉 😉
Abraço,
11/04/2011 às 16:34 #226494Boas.
Muito fixe!
Ainda á dias tive a ver uma reportagem sobre a construção de um lago e só depois de ler toda é que reparei que era teu!11/04/2011 às 18:39 #226495Viva,
Ainda não sei se vou ter tempo agora nas “Férias” da Pascoa, para colocar o “Lago” (balde de 150litros) no lugar, mas tenho em mente montar um “lago” para Jordanellas e Aphanius…Jordanellas já tenho, Aphanius ainda os procuro e gosto bastante dos mentos…parabéns por manter essa espécie…=P
Pelo que leio o Sr. Figueiredo é o Sr. dos Lagos…necessitava de umas dicas…:P
Que tipo de filtragem me aconselham?Estava a pensar usar apenas 3 tipos de plantas, Salvinia, musgo de java e elodeas…há algum tipo de planta que me aconselhe também por??
Todo o tipo de dicas eram bem vindas… ::)
Cumps
José Pires11/04/2011 às 21:30 #226496Que tipo de filtragem me aconselham?Estava a pensar usar apenas 3 tipos de plantas, Salvinia, musgo de java e elodeas…há algum tipo de planta que me aconselhe também por??
Filtragem?! 🙂 Tsss tsss.
Dá vista de olhos a http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=163101
Quanto a plantas: cobre o fundo com vallisnerias, se o teu lago não for muito alto evita as gigantea e as “Tiger”, boas variedades serão as “Perfection” ou as “Bonsai”.
Atenção às plantas de superficie, são um perigo para o lago se as deixares estoirar, mantem só um pouco, a um canto.
Miguel
11/04/2011 às 21:45 #226497Luis,
Pois, deves ter lido esse artigo na Bioaquaria, era sobre o meu lago mais recente (apenas com 500 litros) que será 100% dedicado a Aphanius — não é um lago típico, é muito baixinho, os peixes vão cozer de verão e congelar de inverno… mas os Aphanius da Turquia foram feitos para isso.
Miguel
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.