A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Dúvida com anuais

  • Autor
    Artigos
  • #217559

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas

    Eu tenho alguns anuais a reproduzir e consigo tirar ovos. Mas quando chega a altura de molhar as turfas, poucos ovos eclodem. Eu molho as turfas com água à temperatura ambiente durante 3/4 dias e com uma coluna de água de 3cm. Devo alterar alguma coisa?

    Como posso separar os ovos da turfa para conseguir controlar melhor a taxa de eclosão? 

    Cumprimentos,
    Nelson Meneses

    #233491
    António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

    Boas.
    Nelson a temperatura a que manténs os ovos durante a diapausa influi directamente na quantidade de eclosões.
    Quanto mais baixa for, mais tempo em diapausa; quanto mais quente menos tempo a seco.
    Quanto à separação dos ovos da turfa, só tens que os catar logo que retiras a turfa, enquanto os ovos se encontram brilhantes e translucidos, e podes também ir observando a evolução dos mesmos.
    Um abraço
    A. Castro

    #233492

    Assuncao
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 71
    • Totais: 75
    • Membro Bronze

    Bom dia,

    Não especificas se os anuais são africanos (nothos) ou sul americanos pelo que vou dar-te a minha experiencia com SA, nothos nunca foi a minha especialidade, não sei se podes usar a mesma “tecnica”.

    Eu quando molho os ovos costumo baixar a temperatura da água uns 5 ou 6 graus (não tem que ser exactamente esse valor). Uso água da torneira descançada (para perder o cloro) que ponho algum tempo no frigorifico ou que esteja num garrafão no chão (normalmente mais baixa que a temperatura dos aquarios). Algumas vezes quando tenho mais tempo costumo oxigenar a água (pedra difusora dentro do garrafão) umas 24 horas antes da “molha”.
    Faço a “molha” de manhã (antes de sair para o trabalho) e ao fim do dia “cato” os alevins. Se não nascem em 48 horas volto a secar e espero mais 3 ou 4 semanas e repito o processo. Uso uma caixa parecida á dos “ferrero roché” para pôr a turfa com os ovos e depois despejo a água por cima. A altura da massa de água é no máximo de uns 2 dedos, se a turfa for muita divido em 2 recipientes e molho os dois.

    Este baixar da temperatura tem duas funções; evita rampantes e estimula o nascimento (simula a chuva onde a água é mais fria que a temperatura ambiente). Para mim resulta.

    Espero que isto te ajude. Bons peixes.
    João Assunção

    #233493

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Os anuais são sul americanos e normalmente mantenho as turfas a 24ºC.
    Vou experimentar baixar ainda mais a temperatura da água da molha para ver se tenho mais nascimentos.
    Já agora, como é que secam as turfas? Eu coloco as turfas numa rede e espremo até tirar a água quase toda, será demais?

    Cumprimentos,
    Nelson Meneses

    #233494
    Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 291
    • Totais: 323
    • Membro Bronze

    Olha o que eu fazia na separação dos ditos ovos era segundo um metodo que vi num boletim da APK
    meter a turfa em salmoura mexer mexer mexer e depois a turfa por osmose absorve a agua salgada e cai. Os ovos com um menor coeficiente de difusividade devido á casca não absorvem tanta agua salgada e por serem menos densos flutuam e podes recolhe.los com uma pipeta pra uma placa de petri e lava-os muiiito bem para tirar a agua salgada depois é só embalar com turfa.
    Só que é assim: eu fiz isto com anuais africanos e resultava muito bem! Agora com sul-americanos não sei não…

    #233495

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Eu antes de usar a turfa, costumo passa-la por uma rede para separar as fibras e os bocados maiores do resto. Agora pergunto, qual é a melhor para usar, a com os bocados maiores ou os mais pequenos? Ou não vale a pena estar a separá-la?

    Cumprimentos

    #233496
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 241
    • Respostas: 808
    • Totais: 1049
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá
    Eu gosto de ter a turfa bem dividida e solta depois de a secar. Desfaço os “grumos” com as mãos antes de fechar (bem) o saco. O momento de parar o processo de secagem é importante. No meu caso, tenho-me dado bem com levar a secagem até ao ponto que a turfa ainda está castanha- escura mas sem brilho de água “a mais”. O ponto é tal que consigo senti-la solta e homogénea sem colar às mãos nem ao saco. Para isso aperto muito bem a turfa com a máxima força que as minhas mãos permitem. Para filtrar a turfa uso meia de senhora (collant) em nylon. Obviamente em bom estado, que não tenha roturas. Para ajudar a secagem coloco papel higiénico, ou papel para cozinha ou jornal à volta da meia de senhora durante alguns minutos. Outro comentário: 24ºC para turfas de anuais sul-americanos pode ser uma temperatura relativamente alta para as Austrolebias e Cynopoecilus, ou seja, as de clima mais frio do Uruguai, Argentina e sul do Brasil. Evito, sempre que possível, que a temperatura de incubação esteja acima de 20ºC.
    Espero ter ajudado alguma coisa…
    Abraços
    Alberto

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0