A visualizar 1 artigo (de um total de 1)

Home Forum APK Killifilia Outros Assuntos – Killifilia Como pesquisar na net usando o Killifinder

• Autor
    Artigos

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva,

Penso que a forma mais eficiente de encontrar informação sobre espécies de killies na net é esta:

Na URL inserir: killifinder.org?txt 

“txt” é um bocadinho do nome da espécie… também pode ser o nome completo, a população, o código de coleta, etc.

Por exemplo: killifinder.org?dage encontra imediatamente o Epiplatys dageti. Depois, com um click sobre o nome temos, de forma estruturada, informação dos sites de referencia, além de videos, imagens e dos próprios dados de pesquisa google — mas estes dados são obtidos através um search engine configurado, no Google, especificamente para ambiente de killies, melhorando a qualidade dos resultados.

Por mim, estava tão habituado ao Google que até muito recentemente, quando queria informações sobre uma espécie, lá ia eu parar ao Google mas, após visualizar algumas páginas dava por mim a pensar “isto, no killifinder, é imediato encontrar”.

Não é fácil deixar hábitos de longa data mas, neste momento, cada vez que quero dados sobre killies já vou ao killifinder, torna-se bastante mais rápido encontrar o que pretendo. Como já o fiz várias vezes, o próprio browser, quando carrego “k” no campo da URL, sugere logo killifinder.org, poupando-me dois ou três segundos de escrita.

Experimentem encontrar as vossas espécies preferidas, no google e no killifinder e verifiquem qual é mais rápido de usar e qual retorna melhor informação.

Esta facilidade de acesso direto a uma espécie, via URL, só existe na versão 3.0 da keepbase, uma plataforma que, desde o fim de semana passado, também inclui a área de sócios da APK.

Porém, no caso APK, não daria muito jeito existir um apt.pt?txt

Quando digitamos o nome do site queremos obviamente encontrar os dados sobre a associação e não procurar espécies.

Contudo, caso seja considerado útil, posso disponibilizar uma página, a instalar numa subdiretoria do domínio apk.pt correspondendo à mesma facilidade, com a vantagem de ir diretamente à área APK da keepbase e não ao Killifinder.

Por exemplo, seria algo como apk.pt/busca?striatum

Uma comparação entre a pesquisa Google e a pesquisa Killifinder (em inglês):

http://www.killifinder.org/killifinder.html

Miguel

A visualizar 1 artigo (de um total de 1)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0