A visualizar 11 artigos - de 16 a 26 (de um total de 26)

Home Forum APK Killifilia Manutenção comida viva

  • Autor
    Artigos
  • #240947
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá Tiago,

    Ainda bem que não tiveste nenhuma explosão. Normalmente a seguir à explosão a cultura “rebenta”!

    O aumento da produção tem a ver com a temperatura como referes, mas também com a quantidade e periodicidade da comida e também com a própria recolha de vermes.

    Com enquitreias (vermes brancos) eu há meses que não recolho um único verme, para tentar que se multipliquem. Mas não está fácil.

    O Grindal vou tendo…

    Abraço,

    Luís Oliveira

    #240948
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    Então pelos vistos temos mesmo problema
    Ja agora os grindal são os vermes maiores ou os mais pequenos?

    #240949
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Os Grindal são os mais pequenos e que aguentam temperaturas um pouco mais elevadas. Mas há uma grande variedade de espécies muito semelhantes.

    Abraço
    Luís Oliveira

    #240950
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    Mas então qual e a temperatura ideal para eles?

    #240951
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Olá Tiago

    A temperatura ideal ronda os 15/16 graus.
    A maior parte do ano tenho temperaturas bem superiores…

    Abraço
    Cristiano

    #240952
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    Boas
    Eu também tenho temperaturas superiores se calhar por isso e que não produz o que devia produzir

    #240953
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá,

    Eu tenho uma opinião ligeiramente diferente.

    A temperatura indicada pelo Cristiano, na minha opinião, é para os conhecidos como “vermes brancos” ou enquitreias, Enchytraeus albidus.

    Os vermes de Grindal (Enchytraeus buchholzi), para dar confusão também são brancos e também pertencem ao género Enchytraeus, suportam temperaturas mais elevadas, perfeitamente entre os 20º C e os 22ºC.

    Pelo que tenho pesquizado ultimamente os níveis reprodutivos têm muito a ver com a taxa de humidade no solo, entre os 20 e os 40%. Irei tentar fazer alguns ensaios que eu gostaria que fossem conclusivos.

    Abraço,

    Luís Oliveira

    #240954
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Olá

    No meio disto tudo eu fiquei com a ideia que o Tiago se estava a referir às enquitreias, que é o que ele deve ter…

    O Luís e eu não temos opiniões diferentes e só o Tiago pode tirar a dúvida se estaria a perguntar pela temperatura ideal das enquitreias (maiores)  ou do grindal.

    Abraço
    Cristiano

    #240955
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    Neste caso serão os grindal que sao os mais pequenos, ja cheguei a ter as enquitreias la misturadas mas ja nao as vejo a muito tempo, outra questão / motivo que pode influenciar pode ser a luz solar pois as minhas apanham luz indirecta o dia todo o que e que acham??

    #240956
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Ok Tiago

    Como no video inicial do “post” não era Grindal mas White Worms (enquitreias) e como não se estavam a reproduzir bem, pensei que tinhas enquitreias.

    Em relação à luz consigo reproduzir Grindal com luz ambiente. O que me acontece com as culturas é que por vezes exagero na humidade e elas rebentam de um dia para o outro. Também tenho sempre problemas com ácaros. Mesmo fervendo o meio de cultura (Fibra de coco, turfa ou mistura das duas) e usando caixas fechadas mais cedo ou mais tarde lá vêm os ácaros 🙁

    Abraço

    Cristiano

    #240957
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 128
    • Totais: 155
    • Membro Bronze

    Pois em relação ao video nessa altura nem eu sabia o que tinha se eram enquitreias ou grindal:) mas eu agora de verão nao tive nada de acaros e a unica coisa que fiz foi ferver a turfa não sei se foi por isso

A visualizar 11 artigos - de 16 a 26 (de um total de 26)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0