A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Colômbia

• Autor
    Artigos
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 229
    • Respostas: 778
    • Totais: 1007
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá
    Como alguns de vós já sabia estive 1 semana na Colômbia, na zona de Cartagena das Índias. Como eu já esperava não encontrei nenhum killi. Percorri aproximadamente 100 Km de llanos e era a época seca. Obviamente não vi água doce e muito menos os killies. Numa ilha paradisíaca encontrei uns vivíparos que se assemelham a platys. De água salgada. Sobreviveram a viagem e já comem, o que não é mau.
    Abraços
    Alberto

p.s. Não tive tempo para me aproximar da fronteira com o Panamá, onde há floresta tropical húmida primária e deverá haver Rivulus de certeza. É uma zona com maior perigosidade em termos de guerrilhas e narcotráfico…enfim. Outra vez será. Em Novembro deverei voltar, desta vez para Medellin. Talvez haja mais hipóteses de capturar killies…

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Se não tiveres espaço para esses tais “platies” de água salgada  diz coisas (são muito provavelmente mollies, Poecilia sp.).

Todos os poecilideos de água salgada, assim como provavelmente todos os killies de água salgada, podem ser mantidos em água doce, desde que seja dura e tenhamos alguns cuidados com a alimentação: a maior parte destas espécies são grandes devoradores de algas e aufwuch, em aquário de água doce frequentemente não lhes damos todos os vegetais e os minerais que precisam para se manterem saudáveis.

Miguel

Filipe Torre
    Allnothos
    Administrador
    • ★★★

Olá Alberto!
    De certeza que da próxima vez corre melhor, é só uma questão de tempo até apanhares killies na Colômbia!
    Um abraço!
    Filipe Torre

Nuno Janardo
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 67
    • Totais: 77
    • Membro Bronze

Alberto, nessas águas salgadas encontraste alguns Cyprinodon dearborni? Podem passar bem desapercebidos por outro peixe dado que não são killis propiamente vistosos.

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Não são propriamente vistosos? Eu nem conhecida o peixe e tive que ir procurar à net… descobri estas imagens do Cyprinodon dearborni  no habitat natural, os machos dominantes são espetaculares: negros de cauda amarela e spot neón no topo, a fazer lembrar os variegatus:

https://www.youtube.com/watch?v=T3UIbh8Ue08

Miguel

Nuno Janardo
    Participante
    • Membro Bronze

Miguel, para quem está acostumado a rivulideos, nothobranchideos e poecilideos, os Cyprinodon podem não encher tanto o olho, mas como eu sou um pouco suspeito quanto aos peixes desse género prefiro não me esticar muito no que toca a beleza dele não vá ser acusado de ser amante de sardinhas 😉
    Mas sim, são estupendos apresentam os típicos azuis e amarelos metálicos do género. Era essa a espécie de Cyprinodon que te falei há uns tempos quando discutimos a presença dos Orestias na américa do sul e como estes possívelmente teriam evoluido por lá.

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Há peixes que só os verdadeiros experts apreciam – as sardinhas…. portanto mantê-las é sinal que se está num nível avançado. 🙂

Eu estou longe disso, embora não seja particularmente sensível ao aspeto cromático, acho um peixe deve ter algum atrativo… por exemplo, alguma carateristica muito especial, tipo kryptolebias marmoratus. A sardinha pura e dura ainda não me diz muito… é que o espaço é pouco,

Além disso, não é fácil encontrar sardinhas puras entre os killies… mesmo no caso do nosso killie português de empréstimo, o Fundulus heteroclitus, os machos são realmente bonitos durante metade do ano. Digamos que é só 50% sardinha.

Miguel

Nuno Janardo
    Participante
    • Membro Bronze

Ahahah, concordo 😉

Sim é verdade às vezes não é tanto pelo aspecto mas também pelas caracteristicas próprias de reprodução, comportamento ou ainda capacidade de resistência em termos de clima. E ainda as K. marmoratus quando surge um macho ainda consegue ser algo digno de encher um pouco o olhito em termos de cor.

Sardinhas puras dentro dos killies acho que já se terá que ir para alguns fundulideos norteamericanos ou para alguns Orestias mesmo, sendo que nestes últimos é mesmo porque há espécies que ocupam o nicho ecológico dos clupelideos ou aterinideos, como o Orestias chungarensis ou o O. ispi…mas se se passa para o O. luteus temos uma “bizarma” de killi em que os machos conseguem ter um valor cromatico bastante interessante para um peixe de águas frias 🙂
    Já agora deixo aqui um link com umas saridinhas dessas: http://lapescaperubirf.galeon.com/especies.htm

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Membro Bronze

Nuno, é realmente notável, um killie com 25 cm… e com um formato de corpo que eu nunca vi, quase parece um peixe de profundidade.

carachi.jpg

Numa convenção havia de ser bonito… tinha que se arranjar um aquário especial.

Miguel

Nuno Janardo
    Participante
    • Membro Bronze

Sim, de facto é dos maiores que conheço…se reparares faz lembrar uma versão roliça e mais compacta de um Cyprinodon julimes, que já de si é um animal bastante robusto. Por outro lado, aquário pode ser um animal de beleza notável combinando um pouco do exotismo de forma do corpo com a cor tudo isto distribuido ao longo de 25cm de peixe como podes ver nos machos:
    orestias-luteus-01.jpg
    E sim, de facto teria de ser um aquário especial em todos os sentidos quer pela dimensão quer pela amplitude térmica que aguentam eheheh 😀

A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0