A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Home Forum APK APK Convenções APK CAPK 2011 – Sugestões

• Autor
    Artigos
    LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Viva,
    Aqui vai uma sugestão simples para a nossa convenção e que se pode replicar para as próximas.

Cantinho do explorador

Mesa ou estante com especies recolhidas por sócios da APK.

Dado que nos últimos anos alguns sócios da APK tem realizados expedições, poderíamos ter um canto com algumas das especies capturadas.

É fácil e simples de fazer.

Basta a direção falar com os sócios que fizeram expedições e solicitar um casal para exposição.

Luis

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Viva.

A ideia Luis na minha humilde opinião é excelente.
    Penso no entanto que não seja necessário ser a Direcção a organizar mas sim a dar autorização para que tal se possa realizar. Terão neste momento certamente muito mais em que pensar…
    Ao mesmo tempo serviria para relembrar e como forma de agradecimento a todos aqueles cujo seu contributo para APK chegou ao ponto de “molharem o rabo”  ;D.

Vários foram eles:
    – Rui Assis; (raios que ainda não consegui apanhar uns ovos de Aplocheilus Lineatus “Goa” )
    – Filipe Torre; (o melhor criador de Nothos que já alguma associação teve)
    – Vasco Gomes – Venezuela e Moçambique (deve estar em pulgas para andar novamente a saltar dentro de água – leia-se lama -com a rede na mão…)
    – Luis Pontes; (ainda deve andar -novamente- dentro de água atrás daquelas artémias de água doce  ;)…
    – Mário Melo e tú Luis (que deves ter o maior numero de espécies de rivulus do mundo e alguns deles acabadinhos de apanhar…).

As minhas desculpas se me esqueço de alguem.

Alguem que avançe se para tal houver autorização.

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas!!!

Acho uma excelente ideia!!!!
    Como diz o Vitor é uma forma bem bonita de dar apreço a todos aqueles que nos fazem “inveja”

Poderia-se até colocar uma pequeno placar informativo com a foto do colector e uma breve informação da expedição, tais como o código de colecta da Expedição, País (já que nem todos os visitantes identificam o país através do código) bem como as restantes espécies e/ou géneros colectados para além das que estão em exposição.

Abraço

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá.

Também acho uma boa ideia e também concordo com o Vitor em como não é necessário ser a Direcção a organizar. Acho que se alguém se chegar à frente a coisa tem pernas para andar. É sim necessário coordenar as coisas com a organização da convenção, sobretudo no que diz respeito ao espaço a ocupar.

Vitor, esqueceste pelo menos o Alberto Reis e o Luis Rios. O Miguel Figueiredo também foi em viagens de colecta mas acho que nunca teve a sorte de apanhar killies (?).

Na parte que me diz respeito, avisem se precisarem de alguma coisa.

Abraços.

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Não concordo com que os peixes estejam nesse espaço, acho que devem estar na exposição geral juntamente com as outras especies. Seria interessante sim pôr fotos, mapas e textos explicativos da ou das expedições feitas, tudo com um minimo de qualidade grafico. Lembro-me que há uns anos a SEK tinha algo parecido sobre uma nova especie de Aplocheilichthys descrita pelo Malumbres, interessante e visualmente apelativo. Para os visitantes verem os peixes vivos podia haver uma texto com indicação do lote em exposição.
    Luis Santos, a proposito espero que ponhas em exibição exemplares dos Rivulus que capturaste já que o Mario Melo parece que não o vai fazer.

Abraço
    Paulo José

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Ai que vergonha… 😮
    Esquecer o nosso Presidente  :o… logo o Alberto que me anda sempre a pedir sacos respiráveis para trazer peixes da América do Sul… fiquei na lista negra com esta falha!!!
    O Miguel Figueiredo … e os seus killis de Castro Marim que muito eu gostava de ver ao vivo…
    O Luis Rios e a sua colecta na Guiné-Bissau…
    Imperdoável…
    Realmente a idade não perdoa… tou velho e esquecido!  😀

Obrigado Vasco e ficamos todos á espera começes rápidamente a apanhar peixes. Penso que será a única forma de puderes “aliviar” a tristeza de não estar cá na nossa convenção.

Se a ideia for para a frente para o ano queremos ver pelo menos 30 aquários com esses teus peixes!   😀
    E tambem daqueles que se preparam para viajar  😮
    Abraço.

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Não concordo com que os peixes estejam nesse espaço, acho que devem estar na exposição geral juntamente com as outras especies.

Todos os peixes que estão na exposição geral são doados pelos criadores e leiloados no Domingo (Ponto 3.6 do Regulamento das Convenções –  “Os peixes inscritos na exposição não serão devolvidos e serão leiloados. As receitas reverterão para a APK”). Ora isso pode condicionar a apresentação destes peixes se os criadores não estiverem interessados em desfazer-se deles.

Não vejo qualquer problema em se juntar no mesmo espaço informações das expedições e exemplares vivos dos espécimes capturados (ou, mais provavelmente, dos seus descendentes). O local onde os peixes são apresentados – exposição geral ou “Cantinho do Explorador” – deverá ficar ao critério do dono dos peixes. Visto que está tão na moda a comparação com outras associações, é muito frequente (ou era, porque já lá não vou há uns anos) a SEK ter exposições temáticas paralelas que incluem a exibição de peixes fora da exposição geral. Não me lembro se foi o caso dessa dos Aplocheilichthys mas foi de muitos outros, incluindo os Fundulopanchax avichang em que alguns casais até foram rifados.

Abraços.

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Muito bem,
    Eu disponibilizo-me para preparar este espaço.

Vou abrir um novo tópico na área de sócios para se definir o que necessitamos.

Um abraço
    Luis

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0