Este tópico contém 5 respostas, tem 4 utilizadores, com a última actualização feita por  Marco Nelson Há 6 anos, 1 mês.

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Home Fóruns Geral DIY caixa de derivaçao de ar

• Autor
    Artigos

Marco Nelson
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 107
    • Totais: 131
    • Membro Bronze

ola a todos!

venho partilhar como fiz a minha “caixa” de derivaçao do ar…

método super básico:

cerca de 10cm de mangueira, na qual  queimei ambas as pontas e prensei para ficarem coladas de modo a nao passar ar, comprei no leroymerlin por cerca de 2€ 10 pecinhas para unir as mangueiras de rega automatica, que normalmente sao a mesma medida da mangueira que nos usamos para fornecer ar nos aquarios…

com uma agulha quente faz-se 1 furo nao muito largo para que a peça de unir mangueiras que vamos encaixar fique justa a borracha da mangueira, faz-se o 1º furo numa das pontas que pode ficar para a entrada de ar que vem do compressor/bomba de ar, depois dependendo de quantas saídas de ar queremos ter fazemos mais furos na mangueira, depois de ter os furos todos feitos encaixa-mos as peças para unir a mangueira de ar e ligamos  as mangueiras que saem dos aquarios a cada uma das peças…….

427261_10150568185113401_1822571639_n_zps4dba2bd7.jpg

convem ter umas torneiras que regulam a quantidade de ar que passa nas mangueiras junto a entrada de cada aquario porque cada pedra difusora precisa de uma pressao diferente para fazer a mesma quantidade de bolhas, penso que a altura a que cada aquario está tambem influencia…..

é basico mas da geito e dá para poupar uns trocos!

abraço
    Marco

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 790
    • Totais: 831
    • Membro Ouro
    • ★★★

E essa coisa veda bem.
    Um abraço

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

ola josé!

no meu caso vedou bem, está sem fuga nenhuma, penso que o truque está nos furos que se faz na mangueira, tem de bem fininhos para quando se encaixar  a peça para unir os tubos entrar a força e ficar apertado/justo, daqui a uns tempos nao sei se nao ganhara alguma fuga por a borracha da mangueira dar de si, mas se isso acontecer meto um pouco de silicone. 😉

abraço

Marco

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Interessante.

Obrigado pela dica, vou precisar de algo parecido.

Miguel

Assuncao
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 71
    • Totais: 75
    • Membro Bronze

Muito bom,

Nunca tinha visto esta ideia e gostei.

Abraço,
    João Assunção

Marco Nelson
    Participante
    • Membro Bronze

hehehe obrigado!

tava aqui enrrascado precisava mesmo de uma peça assim, tanto andei até que me ocorreu essa ideia, ainda tive outras ideias antes mas eram muita complicadas nao iam funcionar, por acaso correu bem, por isso partilhei 😉

agora tenho de ver se me ocorre qualquer ideia para fazer algo para controlar a quantidade de ar  que passa nas mangueiras, neste momento estao semi dobradas e presas com uma mola da roupa, se nao conseguir pensar em nada la vou ter de ir a loja comprar umas torneirinhas 😛 ….

abraço

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0