A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Home Forum APK Killifilia Killies “Cadernos de Campo do Dr. Félix Rodríguez de la Fuente”

• Autor
    Artigos
    Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 444
    • Totais: 468
    • Membro Prata
    • ★★

Boas.

Andava a remexer nos meus velhos livros, mais propriamente o “volume 18 – Peixes dos Lagos e Sapais” da coleção “Cadernos de Campo do Dr. Félix Rodríguez de la Fuente” e encontrei estes desenhos, referentes ao Aphanius fasciatus, A. iberus e Valencia hispanica.

Provavelmente só os mais velhos se lembram, mas Félix Rodríguez de la Fuente era um eminente naturalista espanhol, autor de uma magnífica série que passou na televisão portuguesa, por volta dos anos 80, e que se chamava “O Homem e a Terra”.

Especificamente, estes desenhos não estão datados, mas outros do mesmo caderno datam dos anos 60 e 70.

É apenas uma curiosidade, os desenhos são muito bonitos e quis partilhá-los convosco.

Imagem2.jpg

Imagem1-1.jpg

Cumprimentos
    Aníbal Coelho

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

A par do Jacques Cousteau e do Herbert Axelrod, o Félix de la Fuente era um dos meus ídolos da juventude. Morreu precocemente numa corrida de cães de trenó.

Obrigado por partilhares. Trazem-me a nostalgia da “TFH” e da “Aquarama” e dos meus primeiros passos na aquariofilia. Obrigado.

Abraço,

Luís Oliveira

Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 129
    • Totais: 156
    • Membro Bronze

Ola
    Esta muito bom ja la vao uns anitos;)
    obrigado pela partilha

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 874
    • Totais: 924
    • Membro Ouro
    • ★★★

Bem bonitos, tenho de olhar melhor para esses valencia hispanica. O dificil é arranja-los.
    Um abraço

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Quando era adolescente li de ponta a ponta a enciclopédia da autoria de Félix de La Fuente, “A Fauna”. Essa leitura “moldou” a minha consciência relativamente à natureza. Foi depois dos 3 primeiros volumes que comecei a sonhar com viagens a África e trinta e tal anos depois consigo reviver aquelas páginas em cada escapada que dou ao Kruger.

Oliveira, não morreu numa corrida de cães de trenó, foi num acidente de aviação durante filmagens de um documentário sobre o trilho onde antigamente se realizavam essas corridas (fonte – Wikipédia em castelhano  :)).

Aníbal, agradecido por trazeres ao nosso fórum a memória de tão ilustre personagem conseguindo, ainda por cima, relacioná-lo com killies.

Abraços.

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

…Foi depois dos 3 primeiros volumes que comecei a sonhar com viagens a África e trinta e tal anos depois consigo reviver aquelas páginas em cada escapada que dou ao Kruger….

Abraços.

Vivam.
    Vasco, para quando uma actualização do post sobre essas viagens?
    Cps
    A. Castro

Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 444
    • Totais: 468
    • Membro Prata
    • ★★

Viva.

Também para mim, Félix Rodriguez de La Fuente é uma figura mítica. Naquela altura, senti a sua morte como se da morte de um amigo próximo se tratasse, tal era a admiração e o fascínio que nutria pelo seu trabalho.

Já agora, mais alguém se lembra de um programa televisivo semanal de aquariofilia, contemporâneo da época a que nos estamos a referir e que explicava, de forma bastante pormenorizada, os diversos aspetos relacionados com a manutenção de peixes em aquário, a construção de biótipos, a recolha na natureza de plantas e troncos, etc.?

Agora, até custa a acreditar que tal programa existiu mesmo, tal é o alheamento dos meios de comunicação social em relação a esta atividade.

Cumprimentos,
    Aníbal Coelho

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

A Fauna, que o Vasco referiu, que ainda possuo foi a referência zoologica em portugal por uma data de tempo, foi reeditada varias vezes. O programa de televisão, Fauna iberica, que passou na nossa televisão ainda me está na memoria assim como filmagens que o measmo autor fez na venezuela e no Canadá. Foi neste ultimo país onde Felix Rodriguez de la Fuente faleceu num acidente.
    A valencia hispanica arranja-se, já o fiz para outros. Todas as especies europeias se arranjam e aparecem nas convenções, só os nossos amigos espanhois é que não pôem as proprias em exibição embora tenham tido a A. almiriensis que tambem está protegida, sem duvida por não o saberem.
    Lembro-me da serie sobre aquariofilia do Paulo de Oliveira.

Abraço
    Paulo José

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Vasco, para quando uma actualização do post sobre essas viagens?
    Cps
    A. Castro

Amigo Castro, companheiro emigrante, como vai isso?

As viagens ao Kruger não têm conteúdo killiófilo porque é impossível lá apanhar peixes. Por razões legais e de segurança. Uma vez ainda meti a rede numa poça, pendurado na porta do carro, mas não havia lá nenhum killi :). Seja como for, o KNP é o meu sítio preferido em África e só este ano já lá fui duas vezes. Não me consigo fartar daquilo.

Quanto às viagens de colecta em Moçambique, este ano não fiz nenhuma. Aos locais mais próximos já fui várias vezes nos últimos anos e chega. Nos mais distantes e interessantes não me tem sido possível ir à pesca. Apesar de já ter viajado por todas as províncias de Moçambique nunca consegui reunir condições para apanhar peixes. Normalmente desloco-me em trabalho por um ou dois dias, sempre com programa apertado, e de avião. A viagem de colecta de 2013 foi a melhor e a mais completa. Infelizmente o tipo que me acompanhou, um inglês, desistiu do projecto e desapareceu do mapa. Com ele ficaram muitos dados recolhidos. Um dia destes ainda junto o que tenho e mostro qualquer coisa.

Abraços.

José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

Olá

“El hombre y la tierra” esse programa imperdível numa altura em que só havia 2 canais de televisão em Portugal.
    Ficou-me sempre na cabeça o nome Quebranta Huesos (quebra-ossos), um abutre de montanha que ocorre na península íbérica
    que foi retratado num dos programas.

Em relação ao programa de aquariofilia, quando o Aníbal o referiu veio-me à cabeça o nome do Paulo de Oliveira e umas imagens
    já muito enevoadas do programa (sim, já foi à tanto tempo que já nem sei se será terá sido invenção deste pobre cérebro :-).
    Ainda bem que o Paulo Alves o confirma … não estarei assim tão mal …
    Paulo de Oliveira que foi o autor do livro “O aquário de água doce”, uma das poucas obras que eu tinha acesso na altura mas que me acompanha
    até hoje.

obrigado pela partilha

Cristiano

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Vivam.
    Eu tenho mais sorte! Não tenho que atravessar um oceano para chegar a casa!… mas, para o fazer, acho que gasto as mesmas horas que o amigo.
    Malta! Vamos todos pedir ao Vasco que se anime a fazer o que prometeu!… 😉
    Cps
    A. Castro

A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0