- This topic has 6 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 17 years, 3 months by
Vasco Gomes.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › Aqui vai uma pergunta de um iniciado…
-
AutorArtigos
-
15/02/2009 às 22:23 #215929
… quais as principais distinções filogénicas entre os géneros Aphyosemion e Fundulopanchax?
Abraços
16/02/2009 às 01:10 #220853Isto é pergunta de iniciado em que mundo? ???
16/02/2009 às 01:41 #220854Bem, aqui vai, a ver se me lembro de tudo…
Divagando um bocado:
1. Não-anualismo das espécies contidas no Género Aphyosemion
2. Semi-anualismo e anualismo das espécies agrupadas no Género Fundulopanchax
3. Tamanhos máximos comparativos entre exemplares dos dois Géneros
Sinceramente já não me lembro muito bem mas penso que estas foram as principais razões, embora sejam um pouco insípidas nalguns aspectos:
1. O Sub-género Raddaela continuou contido no Género Aphyosemion, apesar de nas convenções de killifilia ser julgado juntamente com os Fundulopanchax, apresentam tamanho grande e pelo menos semi-anualismo;
2. Há relatos de criadores que indicam que os ovos de alguns aphyosemion se podem aguentar pelo menos um par de meses em diapausa;
3. Apesar de “supostamente” na natureza os Fundulopanchax serem semi-anuais e anuais, em aquário as coisas não se passam exactamente assim com algumas espécies;
4. O Sub-género Paludopanchax, contido no Género Fundulopanchax apresenta espécies de pequeno tamanho, bem perto dos máximos descritos para as espécies maiores contidas no Género Aphyosemion. Mais encorpadas, é certo, mas de tamanho máximo similar.
Se queres uma resposta xpto aconselho-te vivamente a escrever ao J. Huber ou ao L. Seegers, eles concerteza sabem tudinho acerca desta questão.
Cumprimentos!
16/02/2009 às 12:10 #220855Isto é pergunta de iniciado em que mundo? ???
No meu! ;D
… para os experts, provavelmente, não fará tanta confusão a distinção… eu ainda não tinha percebido as razões da mesma.
Venho de um mundo que, salvas algumas excepções, pelo menos a nível de géneros, habitualmente, são mais perceptíveis as diferenças… embora haja sempre novidades que nos surpreendem, particularmente com o advento dos estudos de ADN e das aplicações informáticas estatísticas. Nos killies ainda sou um tosco pelo que essa era uma das minhas dúvidas de base… tenho muitas mais! 😉
25/02/2009 às 01:40 #220856Há uma quantidade de diferenças anatómicas que justificaram divisão em dois géneros, estilo dentição, ossos ou escamas, detalhes pouco relevantes para um aquariofilista… Possivelmente no Killidata haverá dados mais detalhados.
Há coisa de 20 anos era tudo Aphyosemion…
Em termos de hobby os Fundolopanchax tendem a ser grandes – às vezes mesmo MUITO grandes, estilo 12 cm. Há poucos Fundolopanchax pequenos (menos de 5-6 cm). Só me estou a lembrar do avichang. São todos relativamente parecidos entre si, uma especie de pequena variação em torno do formato dos gardneri. São todos anuais ou semi-anuais (que eu me lembre).
Os Aphyosemion são um grupo bastante mais diversificado, talvez por isso incluam sub-géneros. São geralmente não anuais, embora os ovos de uma ou outra especie possam tolerar periodos de seca.
Miguel
26/02/2009 às 23:47 #220857Há coisa de 20 anos era tudo Aphyosemion…
Daí a minha pergunta… é que na literatura cibernautica continuo a encontrar uma serie de referências como Aphyosemion a espécies que estão identificadas como Fp.
Como ainda sou muito noato nisto estava-me a escapar isso…
… gracias.
27/02/2009 às 02:58 #220858Coloco aqui um excerto de um artigo que escrevi sobre Aphyosemion (está no site da APK em Killifilia -> Artigos):
Resumidamente a evolução do género Aphyosemion foi a seguinte:
– 1924 – Aquando da sua criação, Myers dividiu-o em dois sub-géneros: Fundulopanchax e Aphyosemion sensu strictu (s.s.).
– 1933 – O mesmo Myers criou outra divisão – o sub-género Callopanchax.
– 1933 – Ainda nesse ano Hermann Meinken (1896-1976) retirou os Fundulopanchax e elevou-os à categoria de género independente, decisão essa não aceite pelos restantes ictiólogos da época pelo que Fundulopanchax se manteve como um sub-género de Aphyosemion durante mais algumas décadas.
– 1966 – A evolução que mais polémica gerou surgiu nesse ano. Stenholt Clausen decidiu pegar nas espécies de Aphyosemion com distribuição mais ocidental e agrupou-as num género novo denominado Roloffia. Contudo, Myers contestou esta teoria alegando que Roloffia não era mais do que um sinónimo recente do sub-género por si criado em 1933, os Callopanchax. A ICZN foi chamada a tomar uma posição sobre este assunto e em 1974 deu razão a Myers. Assim o nome Roloffia foi banido da nomenclatura dos Cyprinodontiformes.
– 1971 – Alfred C. Radda elevou os elementos da superespécie A. bivittatum à categoria de sub-género e deu-lhe o nome de Chromaphyosemion.
– 1976 – Maurice Kottelat descreveu um sub-género denominado Paraphyosemion.
– 1977 – Diversos sub-géneros foram criados durante este ano: Archiaphyosemion, Gularopanchax, Paludopanchax e Mesoaphyosemion por Radda; Radaella e Kathetys por Jean Huber; Diapteron por Jean Huber & Lothar Seegers.
– 1981 – Grande revisão da sistemática dos Cyprinodontiformes por Lynn Parenti. Um dos aspectos práticos mais evidentes deste trabalho foi de novo a elevação dos Fundulopanchax ao estatuto de género, desta vez com muito maior aceitação do que em 1933. Como consequência os sub-géneros, Paraphyosemion Kottelat 1976, Gularopanchax Radda 1977 e Paludopanchax Radda 1977 foram retirados do género Aphyosemion a transferidos para o “novo” género Fundulopanchax.
– Os subgéneros Callopanchax Myers 1933 e Archiaphyosemion Radda 1977 foram separados do género Aphyosemion Myers 1924 e elevados à categoria de género.
– Actualidade – A maioria dos autores considera que o género Aphyosemion é actualmente constituído pelos seguintes sub-géneros: Aphyosemion s.s. Myers 1924, Chromaphyosemion Radda 1971, Mesoaphyosemion Radda 1977, Kathetys Huber 1977, Diapteron Huber & Seegers 1977 e Radaella Huber 1977. São mais de 80 as espécies nele contidas.Ainda está mais ou menos actual. Miguel, como ves os Fundulopanchax também incluem vários subgéneros (Paraphyosemion, Gularopanchax e Paludopanchax).
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.