- This topic has 4 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 6 years, 8 months by Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação / Ajuda
-
AutorArtigos
-
13/04/2018 às 11:43 #266666
Olá a todos sou o Marco de Torres Vedras, comecei a pouco na killifilia, tenho criado bettas por algum tempo.
Desde já quero dar os parabéns a associação pela informação disponibilizada sobre as especies.
Peço ajuda para o meu seguinte problema, como não sabia da associação importei 20 ovos de Fp. Nigerianus P82 dos quais apenas 1 eclodiu e se mantém vivo e activo os outros fungaram talvez devido ao tempo em que estiveram fechados em azul de metaleno durante o transporte ou a minha inexperiência.
Queria saber se algum membro mantém esta espécie e se é possível eu conseguir 1 casal ou 2 pois o meu alevino não sei se é macho ou fêmea tem agora 2 semanas, das pesquisas que fiz gosto bastante da espécie. Tenho aquário para eles pois esperava mais eclosões, dos 20 pensei que uns 5 ou 6 conseguiria, como não consegui ecludir os ovos fiquei ainda com mais vontade de ter a espécie.Muito obrigado
(mantenho também 2 casais de Epiplatys Annulatus)
16/04/2018 às 20:20 #266856Boa noite
Troquei hoje o pequeno que nasceu para uma caixa maior 20X20 cm é pequeno e as vezes perco-o de vista dentro de uma caixa de ferrero mas assim tem mais espaço,
Volto a perguntar se ninguém tem disponível esta espécie, não me importo de comprar ovos em vez de peixes já adultos, é bastante mais interessante assim sem duvida.Obrigado a todos.
18/04/2018 às 11:56 #266899Olá Marco,
Desde já agradeço o teu contacto e interesse na killifilia e tambem na APK. Peço tambem desculpa pela demora na resposta as tuas questões mas temos andado bastante envolvidos no melhoramento do site e forum.
Em relação as tuas questões e nomeadamente ao espaço para aonde mudaste o teu alevim penso que não hã problema tirando o facto que já mencionastes; eu uso as caixas de cocholates ou de gelados para colocar os alevins e ai os mantenho até terem perto de 1cm dependendo da especie.
Quanto a obtenção de ovos ou peixes conforme deves ter já reparado, por norma, os killies não se encontram nos circuitos comerciais sendo que a sua aquisição se faz pelos meios que tu utilizates ou através das associações de killies.
Nós na APK não comercializamos peixes antes promovemos a troca ou oferta entre associados. Não tenho a certeza absoluta mas penso que a especie que procuras é mantida por um ou mais sócios dentro da APK.
Caso estejas interessado em fazer parte da associação (podes consultar o site para mais informações) terás a oferta de um casal de killie como parte da inscrição.
Independentemente de te tornares sócio ou não poderás aparecer nos encontros mensais do nucleo sul que ocorrem em Monsanto; nestes poderás conhecer outros killiofilos e colocar as tuas duvidas!
Um abraço e até breve,
João Brandão
APK36518/04/2018 às 14:19 #266904Olá João
Obrigado pela resposta, eu próxima reunião em Monsanto estou a pensar aparecer.
Tenho ponderado ser sócio da APK é algo que depois da primeira reunião deverá acontecer.
Nas lojas poucos ou nenhuns killies se encontram a venda e com a minha inexperiência queria encontrar esta espécie cá e alguém me me pudesse aconselhar sobre ela.(não está fácil)Cumprimentos,
Marco18/04/2018 às 22:43 #266912Olá Marco,
O João já te deu algumas indicações deveras importantes. Para quem se inicia na killifilia é importante a recolha de informação. Aqui, neste forum, ou nas reuniões em Monsanto estamos disponíveis para te ajudar. Com alguma informação, certamente teria eclodido mais de um alevim.
Agora, permite-me esclarecer o meu ponto de vista. Se gostas mesmo de killies, se gostarias de te iniciar na killifilia, então documenta-te o mais possível e se é esse o teu desejo, torna-te sócio de uma Associação e verás que tudo se torna mais simples.
O custo da quota anual comparado com os proveitos económicos de se ser sócio é altamente vantajoso para o sócio. E estou a falar de proveitos económicos!
Por outro lado, se achas que os killies são bonitos e gostarias de ter apenas um casal para colocar num aquário comunitário, então eu recomendo a compra numa loja de outros peixes e optar por não ser sócio. Acho que não é este o caso.Na APK, fazemos questão de oferecer os killies. Nunca vendi ou troquei um killie. Tenho recebido muitos ao longo dos anos, tenho oferecido alguns e também tenho comprado em Convenções Internacionais.
Com esta politica, não deves estranhar não haver ninguém disponível para vender ou oferecer. No meu caso, se correspondesse a todos os pedidos de oferta de não sócios da APK, certamente não teria nem peixes para mim, nem peixes para oferecer aos sócios.Na realidade, eu não conheço ninguém que venda. Ou seja, mesmo querendo ajudar nesse sentido, eu não sei.
Para qualquer outro tipo de ajuda estou inteiramente ao dispor.
Cumprimentos,
Luís Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.