- This topic has 4 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 4 years, 11 months by José Cristiano.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação
-
AutorArtigos
-
06/01/2020 às 15:22 #271384
Boas! Tenho 27 anos e sou natural de Elvas no Alentejo. Tenho neste momento 2 aquários de 20 e 45lt. Queria iniciar me no mundo dos killis porque para além de bastante interessantes são dos peixes mais vistosos que vi até hoje! Gostaria de saber se existe mais associados nesta zona do Alentejo, Portalegre e arredores! Uma pergunta que tenho é na eventualidade de me tornar associado vosso, tenho direito a um casal de killies? É caso sim, como posso recolhe-los? Cumprimentos e bom ano novo!
06/01/2020 às 16:26 #271385Olá António,
Mais uma vez bem vindo ao mundo da killifilia.
Concordo com a sua opinião. Os killies são dos peixes mais bonitos e interessantes que poderemos encontrar.
Em relação aos elementos da APK na zona de Portalegre, temos concretamente três sócios. Todos eles certamente disponíveis para o ajudar.
E sim, ao ser sócio da APK tem como oferta de admissão um casal de killies ou eventualmente ovos. No entanto, existem sempre killies que os sócios oferecem a outros sócios. Saliento que não é troca ou venda. É simplesmente uma oferta, com o principio da pessoa que os recebe irá procurar cuidar deles, dando-lhes as condições necessárias para a sua manutenção e reprodução. Chegará a altura que esse sócio irá fazer o mesmo. Oferecer sem esperar nada em troca, perpetuando assim o espírito da APK desde a sua fundação.
Como é que obterá a sua oferta? Se os sócios da zona não tiverem disponíveis no momento, receberá por correio. Os killies podem ser enviados a longas distâncias sem problemas de maior.
Haverá apenas que evitar períodos de grande frio ou calor. O tempo nos correios não é problemático.No processo de adesão, receberá também acesso às áreas privadas do site e do forum, onde existe concretamente uma zona de classificados os sócios oferecem o que têm disponível ou eventualmente se procura determinada espécie.
Não menos importante. Receberá igualmente um manual de iniciação e seis revistas anuais, muito importantes como fonte de informação sobre todos os aspectos da killifilia.
Permita-me fazer-lhe uma pergunta. Para além de saber que os killies são peixes muito bonitos, já obteve mais informação?
Sabe que os killies devem estar alojados em aquários de mono-espécie? Só para killiófilos muito experientes se aconselha a possibilidade de manter mais do que uma espécie no mesmo aquário.
Também não se aconselha a colocação de killies em aquários comunitários. Perdem na luta pela comida, e raramente lhes são dadas as condições mínimas de sobrevivência e muito menos de reprodução.
São contratempos? Sim, são, mas acredite que o prazer de os manter e reproduzir vale bem o esforço de ultrapassar esses contratempos.Termino, aconselhando-o a colocar aqui todas as suas dúvidas. Procuraremos ajudar a encontrar a sua melhor opção.
Cumprimentos,
Luís Oliveira
06/01/2020 às 17:28 #271386No meu caso no aquário de 45lt plantado apenas ficariam os killis camarões de grande porte (japonicas) e um por outro ottocinclus affinis para ajudar na limpeza. O de 20lt tem red cherrys por isso não quero arrisca!
Cumprimentos.06/01/2020 às 20:50 #271387Olá de novo.
Faz bem em não colocar os killies no aquário com red cherrys. Se a sua opção é manter os camarões está correcto. Iria ficar sem eles.
No aquário de 45 l pode ter perfeitamente uma espécie de killies. Com um casal, um trio ou até um pequeno conjunto. Mas, tem de correr o risco de que os vai querer reproduzir. Logo vai precisar de mais espaço, nem que seja uma simples caixa de plástico para os alevins que entretanto vão crescer.
Não o quero enganar com a pretensão de que se faça sócio da APK. A killifilia é algo maravilhoso, pelos killies, pelos métodos de reprodução e até pelas amizades que se criam à sua volta.
Mas é viciante. Queremos sempre ter mais uma espécie tão especial e logo mais um aquário, mais uma caixa. E como não são muito exigentes em termos de manutenção, não são precisos grandes sistemas de filtragem, iluminação ou aquários complicados. Serão mais complicados quanto à alimentação.Por tudo isto, espero que a sua opção seja mesmo a killifilia em toda a sua envolvência e que não se fique apenas por uma ou outra espécie simplesmente para decorar um aquário.
Vai ver que valerá a pena.Note, esta é a minha opinião pessoal, dada no sentido de o procurar esclarecer e ajudar. Haverá certamente quem pense de maneira diferente da minha.
Cumprimentos,
Luís Oliveira
09/01/2020 às 22:39 #271396Olá António e bem vindo ao fórum.
Em relação à associação e a sócios perto de ti penso que o Luís Oliveira disse tudo. Em relação a killies, tens várias opções para esse plantado de 45 L. Como é grandinho não ficaria mal com uns Fundulopanchax…
Um dos fatores importantes na escolha das espécies é a temperatura a que conseguimos manter a água dos aquários. Normalmente o que atrapalha mais são as elevadas temperaturas no verão. Aconselho-te a dares uma vista de olhos nos tópicos da iniciação, killies e manutenção do nosso fórum. Não hesites em tirar dúvidas e colocar questões, estamos cá para nos entreajudarmos.Cumprimentos
José Cristiano
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.