- This topic has 12 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 4 years, 11 months by Stardemos.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › apresentação
-
AutorArtigos
-
03/12/2019 às 11:57 #271256
bom dia.
O meu nome é Demóstenes Taquelim, sou Português, vivo em Leiria.
estou a começar no hobby apos bastantes anos de pesquisas.
decidi começar com Fundulopanchax gardneri, tenho um pequeno tanque com perto de 20 litros, com filtro de esponja, ja a marinar.devo comprar o casal na mesma loja ou evitar a força a consanguinidade e comprar um peixe em cada lado?
03/12/2019 às 15:20 #271257Bom dia De
Bem vindo ao forum e ao mundo da killifilia.
Em relação à sua questão não terá nenhum problema acrescido se comprar o casal no mesmo local. Possivelmente terão a mesma origem e na realidade a consanguinidade não é um grande problema na killifilia. Há cerca de vinte anos que reproduzo uma espécie (Aphyosemion bualanum “Nanga Eboko”) proveniente de um casal que adquiri e segundo o colector todas as espécimes desta população têm origem num único casal. Até agora não tive qualquer problema. O que não quer dizer que não se deva introduzir novos elementos de outro criador ou que em alguns casos não se tenham verificado problemas de consanguinidade.
Quanto à sua opção quero dar-lhe os parabéns por vários motivos.
Primeiro por dizer que antes de se iniciar se informou bastante. Segundo,pela espécie escolhida, é uma das espécies francamente recomendadas para quem se inicia.
A única questão que coloco é se ao comprar numa loja terá a perfeita e completa identificação do que comprou. mas também coloco a hipótese de não ser muito importante para si.Permita-me ainda informar um pouco das vantagens de pertencer a uma associação, neste caso a APK:
– Cada novo sócio recebe um manual de iniciação, cuja leitura recomendo vivamente.
– Anualmente recebe seis revistas editadas, correspondes ao ano da quota.
– Recebe um casal de killies disponíveis na altura ou ovos. Esta oferta será certamente a primeira de muitas, caso assim o deseje, pois na APK temos por principio a oferta dos nossos peixes aos outros sócios. Reforço que é oferta, não troca ou venda. É um principio que mantemos há vinte anos e de que muito nos orgulhamos.
– Acesso aos produtos da cooperativa.
– Acesso à área privada do nosso site e fórum.Mais uma vez bem vindo e esperamos corresponder às suas expectativas enquanto frequentador do forum da APK.
Melhores cumprimentos,
Luís Oliveira03/12/2019 às 18:58 #271258boa tarde.
a opção de entrar para a associação não esta escluída, mas não agora…compreendo bem a questão da identificação certa do peixe, e isso deixou-me a pensar….sera que nao é melhor comprar directamente a um criador?
03/12/2019 às 23:29 #271259Viva,
Pessoalmente, acho que em alternativa a ser-se sócio de uma Associação, a compra a um criador é uma boa opção, embora a compra pela net e sem conhecer o criador também revele alguns riscos.
Desejo-lhe os maiores sucessos neste seu percurso na killifilia e se um dia optar por ser sócio teremos todo o gosto em o receber e o ajudar.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Oliveira
04/12/2019 às 10:43 #271262bom dia
o animalzito em questão deverá ser este
se algem de leiria tiver interesado e puder ajudar na aquisição de uma menina para ele, agradeço
08/12/2019 às 18:05 #271269Fui buscar os gardneri genéricos(aquário um straib) na quinta feira, na sexta estavam com cores mais vivas que na loja, sábado, às fêmeas dascomeçaram a ganhar um tom avermelhado, especialmente a que já vinha com brinde, será por serem do Benfica, ou estão cheias de vontade de ver a mop???
Já pus a mop hoje de manhã, estão bastante curiosas, já o macho… Tá doido
09/12/2019 às 08:41 #271270Olá Demóstenes,
Éles ficam sempre doidos após as mudanças de agua e com boa comida – Principalmente comida viva.
Não te esqueças de ver a MOP para ver se colocaram ovos e procurar informações sobre como cuidar do Fundulapanchax e a forma como devem ser mantidos (água, temperatura, PH, comida,…)
Nota: Brinde???? esta especie não tem brinde. lol
Boa sorte,
Luis09/12/2019 às 09:31 #271272Já vi que não há brinde, está é gorda…
09/12/2019 às 15:54 #271274E já tenho um ovo, eram 2 mas tenho patas de elefante
10/12/2019 às 19:19 #271275E hoje estavam 4 ovos na mop, todos sobreviveram
10/12/2019 às 23:54 #271276Viva,
Desejo-lhe o maior sucesso no desenvolvimento desses ovos.
Está já informado do que deverá fazer com eles? E com os alevins quando se der a eclosão? Não precisa de ajuda?Teremos todo o gosto em o ajudar, caso necessite.
Cumprimentos,
Luís Oliveira11/01/2020 às 12:41 #271397De momento, o desenvolvimento está a correr bem, embora tenha perdido alguns pelo caminho.
A única ajuda neste momento, seria mesmo um macho fundulopanchax gardneri, tenho as 2 meninas bem giras, mas sem nenhum macho peixe para as apreciar… -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.