- This topic has 7 respostas, 5 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 8 months by
Pedro Ferreira.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › Aphyosemion wachtersi Obilly
-
AutorArtigos
-
03/01/2012 às 22:03 #217215
Boa noite!
Alguém pode-me dar informações, por favor, sobre esta espécie “Aphyosemion wachtersi Obilly”, parâmetros da àgua, facilidade de reprodução, entre outros…

Imagem retirada do site: http://www.apk.pt/index.php?imgpage=10&cat_id=3&scat_id=24&tipo=gallery&imgcat=7&imgscat=60
Abraço,
Pedro
03/01/2012 às 22:37 #230429Boas Pedro,
Dá aqui uma olhadela:
http://www.aka.org/wak/Ref_Library/Aphyosemion/A.wachtersi.htm
Abraço!
03/01/2012 às 23:35 #230430Rúben,
Obrigado! 😀
É considerado dificil de reproduzir :-
Abraço,
Pedro
03/01/2012 às 23:41 #230431Olá,
Eu que o diga que não consegui.
Luis Oliveira
03/01/2012 às 23:49 #230432Boas!!
Eu também já mantive, mas nunca adultos!!!
Por 2 ocasiões já tive ovos e depois alevins, mas nunca tive sucesso em fazê-los chegar adultosMuito sensíveis a trocas de água e diferenças de ph, mesmo que muito baixas!!
Até breve!!
04/01/2012 às 00:01 #230433Boas! ;D
Obrigado pelas vossas respostas!!! 😀
Tenho sempre queda para gostar das espécies mais dificeis, tal como os Diapteron georgiae :-
Abraço,
Pedro
05/01/2012 às 17:10 #230434Olá.
Uma das minhas espécies favoritas e das mais difíceis que me passaram pelas mãos. Tive-os pela primeira vez lá para 2000 ou 2001 quando consegui comprar por um preço decente um grupo de cria numa convenção da SEK, lindos. Era maçarico, morreram-me todos em pouco tempo. Consegui anos mais tarde um casal e tive um sucesso bastante razoável com eles levando algumas dezenas ao estado quase adulto, chegando até a pensar levar um grupo de cria a uma das nossas convenções. Entretanto deixei de ter tempo para cuidar dos peixes como deve de ser e foram dos primeiros a ir à vida, o que mostra bem como são mais sensíveis do que a maioria das restantes espécies.
Em traços gerais comparo-os aos A. herzogi. Não toleram altas temperaturas (põem ovos dos 18 aos 22ºC, dão-se mal a partir dos 26º) e precisam de água bem limpa. Para os criadores mais picuínhas, gostam de águas ácidas e pouco mineralizadas (eu há uns 10 anos que não faço essas medições pelo que não faço ideia se é verdade ou não). Pela minha experiência não importa tanto se a água tem pH 6,142 ou 7,451 o que importa é que não sejam sujeitos a mudanças bruscas dos parâmetros da água. São peixes tímidos que gostam de esconderijos, pouca luz e que não os chateiem. Põem poucos ovos de cada vez pelo que cada um apanhado é um tesouro. Incubavam bem sobre turfa húmida. Crescem devagar. E, claro, comida viva de preferência.
Quando um dia voltar a ter killies será das primeiras espécies que vou procurar.
Abraços.
P.S. Essa fotografia foi tirada no fishroom do Paco Lora, em Madrid. Mesmo o Paco, um dos melhores criadores de Aphyosemion que conheci, tinha muita dificuldade com esta espécie.
05/01/2012 às 20:19 #230435Boas!
Chega-se à conclusão que este killi é danado de manter-se! :-
Abraço,
Pedro
P.s. Vasco desculpa utilizar a fotografia sem pedir-te autorização!!! 😀
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.