A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Home Forum APK Killifilia Killies Aphyosemion wachtersi Obilly

• Autor
    Artigos

Pedro Ferreira
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 172
    • Totais: 183
    • Membro Bronze

Boa noite!

Alguém pode-me dar informações, por favor, sobre esta espécie “Aphyosemion wachtersi Obilly”, parâmetros da àgua, facilidade de reprodução, entre outros…

Aphyo_wachtersi_wachtersi_RPC91-13_Obilly_M_3.jpg

Imagem retirada do site: http://www.apk.pt/index.php?imgpage=10&cat_id=3&scat_id=24&tipo=gallery&imgcat=7&imgscat=60

Abraço,

Pedro

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Boas Pedro,

Dá aqui uma olhadela:

http://www.aka.org/wak/Ref_Library/Aphyosemion/A.wachtersi.htm

Abraço!

Pedro Ferreira
    Participante
    • Membro Bronze

Rúben,

Obrigado! 😀

É considerado dificil de reproduzir  :-

Abraço,

Pedro

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

Eu que o diga que não consegui.

Luis Oliveira

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas!!

Eu também já mantive, mas nunca adultos!!!
    Por 2 ocasiões já tive ovos e depois alevins, mas nunca tive sucesso em fazê-los chegar adultos

Muito sensíveis a trocas de água e diferenças de ph, mesmo que muito baixas!!

Até breve!!

Pedro Ferreira
    Participante
    • Membro Bronze

Boas!  ;D

Obrigado pelas vossas respostas!!! 😀

Tenho sempre queda para gostar das espécies mais dificeis, tal como os Diapteron georgiae  :-

Abraço,

Pedro

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá.

Uma das minhas espécies favoritas e das mais difíceis que me passaram pelas mãos. Tive-os pela primeira vez lá para 2000 ou 2001 quando consegui comprar por um preço decente um grupo de cria numa convenção da SEK, lindos. Era maçarico, morreram-me todos em pouco tempo. Consegui anos mais tarde um casal e tive um sucesso bastante razoável com eles levando algumas dezenas ao estado quase adulto, chegando até a pensar levar um grupo de cria a uma das nossas convenções. Entretanto deixei de ter tempo para cuidar dos peixes como deve de ser e foram dos primeiros a ir à vida, o que mostra bem como são mais sensíveis do que a maioria das restantes espécies.

Em traços gerais comparo-os aos A. herzogi. Não toleram altas temperaturas (põem ovos dos 18 aos 22ºC, dão-se mal a partir dos 26º) e precisam de água bem limpa. Para os criadores mais picuínhas, gostam de águas ácidas e pouco mineralizadas (eu há uns 10 anos que não faço essas medições pelo que não faço ideia se é verdade ou não). Pela minha experiência não importa tanto se a água tem pH 6,142 ou 7,451 o que importa é que não sejam sujeitos a mudanças bruscas dos parâmetros da água. São peixes tímidos que gostam de esconderijos, pouca luz e que não os chateiem. Põem poucos ovos de cada vez pelo que cada um apanhado é um tesouro. Incubavam bem sobre turfa húmida. Crescem devagar. E, claro, comida viva de preferência.

Quando um dia voltar a ter killies será das primeiras espécies que vou procurar.

Abraços.

P.S. Essa fotografia foi tirada no fishroom do Paco Lora, em Madrid. Mesmo o Paco, um dos melhores criadores de Aphyosemion que conheci, tinha muita dificuldade com esta espécie.

Pedro Ferreira
    Participante
    • Membro Bronze

Boas!

Chega-se à conclusão que este killi é danado de manter-se!  :-

Abraço,

Pedro

P.s. Vasco desculpa utilizar a fotografia sem pedir-te autorização!!! 😀

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0