A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Home Forum APK Killifilia Killies Aphyosemion jeanhuberi COFE 10/03 (corrigido)

• Autor
    Artigos
    Tiago António C. Costa Marques
    Tiago Marques
    Participante
    • Topicos: 27
    • Respostas: 129
    • Totais: 156
    • Membro Bronze

Ola a todos conforme o prometido aqui fica a foto do meu rapaz 🙂 🙂 espero que gostem pois e um pouco dificil fotografalo.

IMG_20160220_231343_zpsf1ccnub2.jpg

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Tiago,

Obrigado por colocares a foto.

São dificeis de fotografar num aquario normal (sem ser preparado para fotografia), mas este até parece que se estava a exibir. Barbatana caudal brutal !!

Deppis desta foto vamos querer ver mais.

Um abraço,

Luis Oliveira

José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

Viva Tiago

Esta bem bonito esse peixe.

Abraço.

Tiago Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Bom dia
    Estou a gostar muito acompanhar este casal que veio pequenino da convenção e ver a transformação que eles sofreram  e também na reprodução pois para mim esta a ser desafiante e ja com algum sucesso, ja agora se houver alguém que mantenha a espécie ou que ja tenha mantido  e que queira partilhar o conhecimento aqui fica o meu apelo 🙂 🙂

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Tiago.

Devo ter sido a primeira pessoa por cá a manter Aphyosemion spp. COFE – os 10/03 e os 10/19 (que ainda mantenho alguns casais) ainda estes não tinham sido “baptizados” e que me foram oferecidos pelo Rubem Isidoro a quem mando um grande abraço.

Estes, os 10/03 foram sempre mantidos em água ligeiramente ácida – por norma água engarrafada, aquário de 15 litros sem substrato nem filtração, algumas plantas – musgo e fetos de Java, e um mop.
    Atenção às temperaturas acima de 22/23 º C pois nota-se uma diminuição da sua actividade.
    Alimentação – o mais variada possível incluindo comida viva como larva de mosquito, artémia recém eclodida, grindal e enquitreias.

Os ovos são bem visíveis e são colocados em maior quantidade no musgo de Java do que no mop. Recolhas uma vez por semana, aquando da limpeza do fundo e pequenas mudanças de água.
    Por norma após as pequenas mudanças de água especialmente com água da chuva o numero de ovos aumentava.

Alevins – nascem ao fim de cerca de 3 semanas ( mantidos dentro de água engarrafada – a um garrafão de 5 lts juntava uma folha de terminala) e eram mantidos em pequenos aquários de 1 lt com o mesmo tipo de água juntamente com musgo de Java e caracóis. Ao fim de uma semana/ 15 dias convém começar a dar artémia recém eclodida em pequenas quantidades.

Perdi a espécie há perto de 2 anos mas deverá haver quem ainda a mantenha pois tive o gosto de oferecer alguns casais e bastantes ovos/alevins.

Uma pergunta – já consegues ver o azul metalizado na zona da barbatana anal?

Um abraço

Tiago Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Ola boas
    Em relação a manutenção ja não me restam muitas duvidas e agradeço pela ajuda se houve algo que aprendi muito recentemente e que a agua da chuva ajuda bastante visto que antes fazia  tpa com agua tratada e recolhia apenas 2 ou 3 ovos a cada 4 dias apos usar agua da chuva notei bastante diferença e ja consegui recolher 8 ovos ontem.
    Em resposta a parte do azul metalico na cauda  deixo uma foto ja com flash para responder a pergunta

IMG_20160220_231338_zpsvemto93l.jpg

Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 444
    • Totais: 468
    • Membro Prata
    • ★★

Olá Tiago

Bem bonito esse peixe… quem o viu na convenção e quem o vê agora … Mérito teu, sem duvida!

Um abraço.
    Aníbal Coelho

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 243
    • Respostas: 826
    • Totais: 1069
    • Membro Ouro
    • ★★★

Viva
    Parabéns pelo belíssimo macho. Mas cuidado: não são louessense. São jeanhuberi. Nunca foram louessense mas sim spec. COFE 10/03. Foram recentemente classificados como jeanhuberi. Tenho perto de 20 exemplares da mesma população e são magníficos. A descrição está em  Valdesalici, eberl, 2015 – Aphyosemion jeanhuberi, a new killifish species of the Aphyosemion ogoense species group (Cyprinodontiformes: Nothobranchiidae), with remarks on the identity of Aphyosemion louessense (Pellegrin, 1931). Aqua. International Journal of Ichthyology, vol. 21(3). Eu tenho o artigo original que posso enviar por correio a quem me enviar o endereço de e-mail.
    Solicito ao moderador do forum que o título do post seja corrigido, por questões de rigor.
    Abraços
    Alberto

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Membro Ouro
    • ★★★

Obrigado pela correção!
    Abraços
    AR

Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 444
    • Totais: 468
    • Membro Prata
    • ★★

Viva

Alberto,  obrigado pela correção.

No entanto o Tiago não tem culpa do erro, este casal foi efetivamente, adquirido por mim na última convenção, com a designação de “louessense” – ( numero 24 do grupo 2).

Um abraço.
    Aníbal Coelho

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Mais uma espécie da treta. Parece que a logica dominante é da fabrica de especies, ninguem parece importar-se com a falta de credibilidade que a incessante descrição de falsas especies traz à taxonomia actual.

Abraço
    Paulo José

Tiago Marques
    Participante
    • Membro Bronze

Boas
    Peco desculpa pela resposta tardia e desde ja o meu agradecimento pela correção mas como o Aníbal ja comentou este casal ja veio da convenção com este nome mas obrigado na mesma .
    Em continuação tenho coletado bastantes ovos ultimamente desde a alteração das tpas com agua da chuva tem havido mais sucesso…

João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

Boas,

2 56 . Francisco Portal    SEC      Aphyosemion louessense “” COFE 10/03                          pontuação                      7

Esta população foi adquirida por mim na CAPK-2013 em Torres Novas no leilão de domingo com inscrição de um tal Francisco Portal SEC.

População dita da “TRETA”  comprei-a com esse nome e que inscrevi um lote na convenção de 2015 e dei já alguns exemplares por aí…

Que TRETA mesmo….

Cumprimentos,

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Membro Ouro
    • ★★★

Paulo, os peixes que tenho são filhos dos que me deste e provavelmente netos dos que compraste. A designação do Francisco Portal já estava errada. Nunca foram louessense. Foram spec. COFE 10/03. Na altura eram parecidos com os loussense (poderiam ter sido designados aff. louessense) mas havia suspeitas que fosse uma nova espécie como de facto veio a acontecer. O livro do Eberl sobre a expedição COFE (que eu tenho em casa e é um verdadeiro must) elimina qualquer dúvida.
    Abraço e obrigado pela tua oferta. Na verdade é a ti que devo as jóias que tenho.
    A

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Membro Ouro
    • ★★★

Só para acrescentar que os spec. COFE 2010/07 que andam por aí no hobby também foram reclassificados como jeanhuberi.
    Abraços
    A

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0