- This topic has 16 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 10 years, 2 months by
Tiago Marques.
Home › Forum APK › Killifilia › Killies › Aphyosemion jeanhuberi COFE 10/03 (corrigido)
-
AutorArtigos
-
23/02/2016 às 12:54 #21866523/02/2016 às 19:04 #240485
Olá Tiago,
Obrigado por colocares a foto.
São dificeis de fotografar num aquario normal (sem ser preparado para fotografia), mas este até parece que se estava a exibir. Barbatana caudal brutal !!
Deppis desta foto vamos querer ver mais.
Um abraço,
Luis Oliveira
23/02/2016 às 19:14 #240486Viva Tiago
Esta bem bonito esse peixe.
Abraço.
24/02/2016 às 10:09 #240487Bom dia
Estou a gostar muito acompanhar este casal que veio pequenino da convenção e ver a transformação que eles sofreram e também na reprodução pois para mim esta a ser desafiante e ja com algum sucesso, ja agora se houver alguém que mantenha a espécie ou que ja tenha mantido e que queira partilhar o conhecimento aqui fica o meu apelo 🙂 🙂24/02/2016 às 22:52 #240488Olá Tiago.
Devo ter sido a primeira pessoa por cá a manter Aphyosemion spp. COFE – os 10/03 e os 10/19 (que ainda mantenho alguns casais) ainda estes não tinham sido “baptizados” e que me foram oferecidos pelo Rubem Isidoro a quem mando um grande abraço.
Estes, os 10/03 foram sempre mantidos em água ligeiramente ácida – por norma água engarrafada, aquário de 15 litros sem substrato nem filtração, algumas plantas – musgo e fetos de Java, e um mop.
Atenção às temperaturas acima de 22/23 º C pois nota-se uma diminuição da sua actividade.
Alimentação – o mais variada possível incluindo comida viva como larva de mosquito, artémia recém eclodida, grindal e enquitreias.Os ovos são bem visíveis e são colocados em maior quantidade no musgo de Java do que no mop. Recolhas uma vez por semana, aquando da limpeza do fundo e pequenas mudanças de água.
Por norma após as pequenas mudanças de água especialmente com água da chuva o numero de ovos aumentava.Alevins – nascem ao fim de cerca de 3 semanas ( mantidos dentro de água engarrafada – a um garrafão de 5 lts juntava uma folha de terminala) e eram mantidos em pequenos aquários de 1 lt com o mesmo tipo de água juntamente com musgo de Java e caracóis. Ao fim de uma semana/ 15 dias convém começar a dar artémia recém eclodida em pequenas quantidades.
Perdi a espécie há perto de 2 anos mas deverá haver quem ainda a mantenha pois tive o gosto de oferecer alguns casais e bastantes ovos/alevins.
Uma pergunta – já consegues ver o azul metalizado na zona da barbatana anal?
Um abraço
25/02/2016 às 16:38 #240489Ola boas
Em relação a manutenção ja não me restam muitas duvidas e agradeço pela ajuda se houve algo que aprendi muito recentemente e que a agua da chuva ajuda bastante visto que antes fazia tpa com agua tratada e recolhia apenas 2 ou 3 ovos a cada 4 dias apos usar agua da chuva notei bastante diferença e ja consegui recolher 8 ovos ontem.
Em resposta a parte do azul metalico na cauda deixo uma foto ja com flash para responder a pergunta29/02/2016 às 14:34 #240490Olá Tiago
Bem bonito esse peixe… quem o viu na convenção e quem o vê agora … Mérito teu, sem duvida!
Um abraço.
Aníbal Coelho29/02/2016 às 17:27 #240491Viva
Parabéns pelo belíssimo macho. Mas cuidado: não são louessense. São jeanhuberi. Nunca foram louessense mas sim spec. COFE 10/03. Foram recentemente classificados como jeanhuberi. Tenho perto de 20 exemplares da mesma população e são magníficos. A descrição está em Valdesalici, eberl, 2015 – Aphyosemion jeanhuberi, a new killifish species of the Aphyosemion ogoense species group (Cyprinodontiformes: Nothobranchiidae), with remarks on the identity of Aphyosemion louessense (Pellegrin, 1931). Aqua. International Journal of Ichthyology, vol. 21(3). Eu tenho o artigo original que posso enviar por correio a quem me enviar o endereço de e-mail.
Solicito ao moderador do forum que o título do post seja corrigido, por questões de rigor.
Abraços
Alberto01/03/2016 às 12:23 #240492Obrigado pela correção!
Abraços
AR01/03/2016 às 13:36 #240493Viva
Alberto, obrigado pela correção.
No entanto o Tiago não tem culpa do erro, este casal foi efetivamente, adquirido por mim na última convenção, com a designação de “louessense” – ( numero 24 do grupo 2).
Um abraço.
Aníbal Coelho01/03/2016 às 13:42 #240494Olá
Mais uma espécie da treta. Parece que a logica dominante é da fabrica de especies, ninguem parece importar-se com a falta de credibilidade que a incessante descrição de falsas especies traz à taxonomia actual.
Abraço
Paulo José01/03/2016 às 17:19 #240495Boas
Peco desculpa pela resposta tardia e desde ja o meu agradecimento pela correção mas como o Aníbal ja comentou este casal ja veio da convenção com este nome mas obrigado na mesma .
Em continuação tenho coletado bastantes ovos ultimamente desde a alteração das tpas com agua da chuva tem havido mais sucesso…03/03/2016 às 21:24 #240496Boas,
2 56 . Francisco Portal SEC Aphyosemion louessense “” COFE 10/03 pontuação 7
Esta população foi adquirida por mim na CAPK-2013 em Torres Novas no leilão de domingo com inscrição de um tal Francisco Portal SEC.
População dita da “TRETA” comprei-a com esse nome e que inscrevi um lote na convenção de 2015 e dei já alguns exemplares por aí…
Que TRETA mesmo….
Cumprimentos,
04/03/2016 às 15:42 #240497Paulo, os peixes que tenho são filhos dos que me deste e provavelmente netos dos que compraste. A designação do Francisco Portal já estava errada. Nunca foram louessense. Foram spec. COFE 10/03. Na altura eram parecidos com os loussense (poderiam ter sido designados aff. louessense) mas havia suspeitas que fosse uma nova espécie como de facto veio a acontecer. O livro do Eberl sobre a expedição COFE (que eu tenho em casa e é um verdadeiro must) elimina qualquer dúvida.
Abraço e obrigado pela tua oferta. Na verdade é a ti que devo as jóias que tenho.
A04/03/2016 às 15:51 #240498Só para acrescentar que os spec. COFE 2010/07 que andam por aí no hobby também foram reclassificados como jeanhuberi.
Abraços
A -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.