- This topic has 12 respostas, 10 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 1 month by
fabioffrancisco.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Alimentação dos alvins
-
AutorArtigos
-
14/01/2009 às 19:51 #215895
Boas noites,
O meu casal de Aphyosemion Striatum LEC 93/29 já puseram vários ovos. A semana passada já os separei cerca de 17 ovos (num prato de CD's que se encontra dentro do mesmo aquário pois ainda não tenho incubadora já vi vários DIY inclusive as do Ricardo e vou fazer uma do género).Os ovos se eclodirem será daqui por uma semana e meia, duas semanas… A minha questão é sobre a alimentação dos alvins:
- Só comem larvas de artémia?
- Existe alimento “seco” (é que no outro dia no Entroncamento vi comida sólida parecia um pó) artémia moída?
- Existe outro alimento além de artémia para os alvins
Convém ter tudo a jeito, um homem prevenido vale por dois ou três.
14/01/2009 às 20:35 #220359Olá, além dos tradicionais nauplios de artémia existem outras opções válidas na alimentação dos alevins:
-Ovos de artémia descapsulados;
-Alimento seco e com granulometria adequada, com elevados níveis proteicos (e atenção que não estou a falar de flocos esmagados, estou a falar de Red Astax Crumb, por exemplo);
-Microvermes;
-Cyclop-eeze;
-Artic copepods da cyclopoids.Um abraço!
Filipe Torre14/01/2009 às 20:41 #220360Olá
Para os alevins, bem como, para os juvenis e adultos, convém variar a “ementa”, para eles crescerem saudáveis e bonitos.
No meu caso utilizo como alimento para os recém-nascidos micro-vermes, sendo estes utilizados como alimento principal nos primeiros 8 dias de vida. Posteriormente e durante os 8 dias seguintes continua a alimentar com micro-vermes, mas alternando com nauplios de artémia.
Após essas duas semanas deixo de alimentar com micro-vermes e passo a dar nauplios de artémia durante algum tempo. tempo este que pode variar consoante a espécie e evolução do alevim.
Quando atingem um certo tamanho introduzo na alimentação vermes de grindal alternando, claro com artemia.Isto é o método que utilizo, que me foi passado por sócios mais antigos da APK e que eu neste momento passo para ti 😉
Abraço
14/01/2009 às 20:59 #220361Boa noite.
Para além do que o Filipe e o Rui disseram e bem,na agua dos alevins junta musgo de java.O musgo cria infusórios e cria também esconderijos para os alevins mais pequenos e mais fracos.
Um abraço e boa sorte
Luis Passeiro
APK 25014/01/2009 às 21:01 #220362Boas
excelente dicas para os iniciados como eu na criação de alevins ! ainda esta semana por desconhecimento e não só 🙁 perdi alevins .
Cumps
15/01/2009 às 09:06 #220363alem do que foi dito penso que podes ter tabem infusores atravez dos gãos de arroz da muito bom resultado =)
cumps
vicente15/01/2009 às 11:24 #220364Existe um outro produto que podes adquirir online (a única loja nacional onde o vi em tempos foi na Ruimar) que consiste num granulado que se coloca no aquário e promove a produção de infusórios… tenho-o utilizado com sucesso na alimentação de alevins de Apistogramma sempre que não posso alimenta-los pessoalmente com tanta frequência quanto a necessária. Nessa alturas coloco um determinado número de granulos por dia e garanto que haja sempre alimentação disponível para os alevins… o produto chama-se “Protogen Granulat” e já foi de uma marca chamada “Brustmaan” (ou coisa parecida) e hoje em dia é comercializado pela Hobby.
Cumps.
16/01/2009 às 20:00 #220365Boas.
Cá vou eu falar novamente de algo que toda a gente conheçe: TREMOÇOS !
Sim aquela “coisa” que até acompanha umas cervejitas bem geladas…As cascas de tremoço poderão (depois de o seu conteúdo ser devidamente apreciado) ser utilizadas na produção de infusórios. Para tal basta lava-las para retirar o exceso de sal e colocá-las num local com alguma iluminação dentro de uma simples garrafa com água.
Ao fim de dois a três dias poderão ver que alguns pequenos microorganismos poluem a água e estes não são mais que infusórios que podem ser utilizados na alimentação de alevins.O cheiro não é muito agradável mas o que interessa é o conteudo.
Podem juntar grãos de arroz com casca e até uma gota de leite.
Algumas gotas por dia desta água é suficiente para fornecer alimento aos alevins pelo menos nos seus primeiros dias de vida e até que atingam o tamanho para ingerirem náupilos de artémia recem ecludida.O Protogen e outros produtos á venda para alêm de caros nem sempre se encontram á venda.
(alguns apenas contem excrementos secos de coelho…)Experimentem e logo verão.
Abraço.
27/03/2010 às 12:44 #220366
AnónimoConvidado- Topicos: 20
- Respostas: 93
- Totais: 113
- Membro Bronze
- ★
Olá colega Vitor
Sou do Brasil e gostaria de mais informaçôes sobre O: TREMOÇOS, pois não conheço ou pelo menos por esse nome (desculpe minha falta de informação!).
A minha grande dificuldade em alimentar os alevinos é justamente nos primeiros dias de vida, onde eles ainda nao conseguem comer náupilos de artémia.
Pode me explicar com mais detalhes, por favor?!Haaa! E também deixar uma informação sobre Cistos de BRANCHONETAS (Dendrocephalus brasiliensis) e de pulgas d'água. Já ouviram falar? alguem sabe me informar se tem as mesmas propriedades?
Vou deixar aqui as informações que tenho escrita sobre o assunto:
A BRANCHONETA é um crustáceo que vem sendo usado como opção alternativa à Artemia salina, por ser habitante de ÁGUA DOCE e não de água salgada. Elimina a necessidade de preparar e acondicionar água salgada, além de sobreviver no aquário até que seja comida, evitando a putrefação da água.
A Moina sp. também é um crustáceo mas bem diferente e menor. É parente próxima da conhecida Daphnia mas é menor e mais digerível que esta e portanto ideal para os menores alevinos.
*
DISPENSA ÁGUA SALGADA !
*NÃO PRECISA AQUÁRIO, SOMENTE UM RECIPIENTE RASO!
*NÃO PRECISA AERAÇÃO!
*MANUAL ensinando como eclodir os ovos e manter os animais numa criação caseira.
ALIMENTO IDEAL PARA ALEVINOS DE PEIXES como Bettas, Barrigudinhos, outros peixes de aquário e também para alevinos de peixes de psicultura como tilápia, bragre, surubim e outros. Os peixes adultos também apreciam as branchonetas quando estão maiores.
ALIMENTO IDEAL PARA LARVAS E CAMARÕES ADULTOS. Os náuplios (branchonetas recém-nascidas) são ideais para as larvas do camarão pois são menores que os náuplios de Artemia. Os náuplios de pulgas são ainda menores. As branchonetas crescidas podem ser fornecidas como parte da dieta dos camarões, para economizar ração industrializada.
O produto é composto por substrato (sedimento) de cultura de BRANCHONETAS (Dendrocephalus brasiliensis) e pulgas (principalmente Moina sp.) + ALGAS SECAS, as quais servirão de alimento para os animais durante os primeiros dias de vida. Não é necessário alimentá-las neste período e aumenta a taxa de sobrevivência.
Basta dissolver o substrato em água limpa, sem cloro, seguir as instruções e após alguns dias começar a colher os animais para alimentar os peixes.
O NÁUPLIO (larva) da Branchoneta é muito parecido com o náuplio da artemia e muito apreciado pelos peixes. Você poderá oferecer os náuplios ao alevinos de Bettas e Guppys nos primeiro dias, quando chega a 2mm de comprimento. Se quiser alimentar os peixes maiores é só aguardar mais alguns dias, pois as Branchonetas podem crescer até 4mm por dia (!!), e chegar a 27 mm.
Além da minha dúvida em relação a este alimento a alternativa do colega (TREMOÇOS) me parece boa e barata.
27/03/2010 às 12:50 #220367Sou do Brasil e gostaria de mais informaçôes sobre O: TREMOÇOS, pois não conheço ou pelo menos por esse nome (desculpe minha falta de informação!).
Bem Vindo 🙂
vê aqui o que são tremoços http://www.casabenficapombal.pt/imagens/noticias0017-01.JPG .
Abraço
27/03/2010 às 13:59 #220368olá adteles
podes alterar a cor do texto se faz favor?
um pitosga como eu tem dificuldade.
obrigado27/03/2010 às 21:21 #220369
AnónimoConvidado- Topicos: 20
- Respostas: 93
- Totais: 113
- Membro Bronze
- ★
hummmm!
???
Acho q não vou encontrar isso por aqui tão fácil José Garcia, mas vou tentar…29/03/2010 às 00:55 #220370Oi adteles, tudo bem
sou do Brasil também, e isso se acha fácil por aqui, procure em supermercados, na seção de conservas, em muitos se vende a granel( Carrefour por exemplo)…
boa sorte
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.