- This topic has 10 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 12 years, 6 months by
Paulo José Alves.
Home › Forum APK › Killifilia › Outros Assuntos – Killifilia › Ajuda identificação "alimentação viva"
-
AutorArtigos
-
16/11/2013 às 06:39 #218123
Bom dia a todos.
Quando procurava alguma alimentação viva num pequeno riacho aqui da minha zona para os meus killies, encontrei estes pequenos “diabretes”.

Deslocam-se em “bando” e com movimentos bruscos, extremamente rápidos, encontravam-se em zonas de água com cerca de 70 cm a 100 cm em água pouco movimentada.
Já há alguns dias que faço pesquisas na net, mas nada…
Alguém me poderá ajudar e dizer do que se trata?
Cumprimentos,
Fernando JB
16/11/2013 às 11:37 #237387Olá Fernando,
Tomei a liberdade de te alterar a colocação da foto. Não estava a aparecer directamente.
Quanto aos “diabretes” conheço-os bem, embora não os saiba identificar. Sei que crescem bastante e tenho a sensação que são predadores, embora não tenha a certeza.
Vêm, por vezes, misturados com as dafnias. Procuro sempre retirá-los e nunca os usei intencionalmente como comida viva. Quando os encontro já nos aquários retiro-os de imediato.O mesmo fazem os meus companheiros de “apanha de dafnias”, normalmente todo o Grupo do Ribatejo. Mesmo o Filipe com os seus grandes Fundulopanchax também não os usa.
Mas vou tentar identificá-los. Se chegar a alguma conclusão digo aqui.
Abraço,
Luis Oliveira
16/11/2013 às 13:38 #237388Notonecta sp.
São predadores aquáticos, algo agressivos… Não me admira que andem a passear com um peixe pequeno atrás, a boca deles acaba num bico que usa para injectar enzimas digestivas e/ou algum tipo de agente paralizante. E doi quando picam, apanhei um desses e ferrou-me na mão, aprendi a lição!
Na convenção iam para os aquários alguns desses e retirei um dum aqua bem grandinho que podia fazer mossa nos peixes.16/11/2013 às 18:27 #237389Olá. Apesar de já ter sido dada uma identificação concreta queria dizer que costumo chamá-las (Não só eu, mas também algumas pessoas da minha família e alguns amigos) de pulgas-de-água devido àquilo que o Gonçalo disse, picam. Mas se pesquisares no google por este nome encontras tudo menos isto (Já tentei)…
Também “aparecem” em piscinas.
Pedro.
17/11/2013 às 06:48 #237390Bom dia.
Obrigado a todos vós pela ajuda, a identificação estava a ser difícil sem dúvida. Realmente Pedro, já tinha pesquisado por pulga de água e nada encontrei parecido. Obrigado Gonçalo, acho que me ajudaste a evitar uma liçãozinha com dor ;D . Vi na wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Notonectidae e até podem atacar alevins e pequenos peixes.
Obrigado igualmente amigo Luís Oliveira pela correcção da visualização da foto, foi a primeira colocação de foto e estava com dificuldades.
Conclusão, algo a evitar.
Cumprimentos,
Fernando JB
18/11/2013 às 15:21 #237391Olá
No Norte de Portugal são conhecidos como Alfaiates, são do genero Notonecta ou dum parecido. Já tivemos uma capa da nossa revista com um. São predadores e bastante duras alem de grandes para serem consumidos por killies.
Abraço
Paulo José18/11/2013 às 17:18 #237392Tenho alfaiates há anos no meu lago, de alguns que trouxe uma vez da Ribeira do Torgal. Têm-se reproduzido e todos os anos aparecem alguns pequenos. De inverno desaparecem, suspeito que hibernam.
Miguel
18/11/2013 às 17:25 #237393Oops, acho que eu não olhei bem para a foto e talvez o Paulo Alves tenha feito o mesmo.
Na minha terra (Lisboa) alfaiates são aqueles insetos que andam por cima da água:

É isto que eu mantenho, já há uns 4 anos no lago.
Miguel
18/11/2013 às 17:39 #237394Olá,
Na minha zona (norte do Ribatejo) também se chamam alfaiates aos da foto do Miguel.
Abraço,
Luis Oliveira
18/11/2013 às 23:30 #237395Os alfaiates são Gerridae, o nome comum dos Notonectidae é, creio, barquinhos ou algo parecido, nome enganador q dá vontade de pegar num, aliás nos 2 bichos a picada doí pra diabos!
26/11/2013 às 11:42 #237396Olá
Numa zona de Tras os Montes chamavam alfaiates aos tipo Notonecta mas já confirmei que tambem chamavam a mesma coisa aos outros, parece que no Alentejo chamam-lhes outra coisa.
Abraço
Paulo José -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.