A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Home Forum APK Killifilia Outros Assuntos – Killifilia Ajuda identificação "alimentação viva"

• Autor
    Artigos
    Fernando De Jesus Bernardino
    FernandoJB
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 15
    • Totais: 16
    • Membro Bronze

Bom dia a todos.

Quando procurava alguma alimentação viva num pequeno riacho aqui da minha zona para os meus killies, encontrei estes pequenos “diabretes”.

15112013137_zpsf46ef6e3.jpg

Deslocam-se em “bando” e com movimentos bruscos, extremamente rápidos, encontravam-se em zonas de água com cerca de 70 cm a 100 cm em água pouco movimentada.

Já há alguns dias que faço pesquisas na net, mas nada…

Alguém me poderá ajudar e dizer do que se trata?

Cumprimentos,

Fernando JB

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá Fernando,

Tomei a liberdade de te alterar a colocação da foto. Não estava a aparecer directamente.

Quanto aos “diabretes” conheço-os bem, embora não os saiba identificar. Sei que crescem bastante e tenho a sensação que são predadores, embora não tenha a certeza.
    Vêm, por vezes, misturados com as dafnias. Procuro sempre retirá-los e nunca os usei intencionalmente como comida viva. Quando os encontro já nos aquários retiro-os de imediato.

O mesmo fazem os meus companheiros de “apanha de dafnias”, normalmente todo o Grupo do Ribatejo. Mesmo o Filipe com os seus grandes Fundulopanchax também não os usa.

Mas vou tentar identificá-los. Se chegar a alguma conclusão digo aqui.

Abraço,

Luis Oliveira

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

Notonecta sp.
    São predadores aquáticos, algo agressivos… Não me admira que andem a passear com um peixe pequeno atrás, a boca deles acaba num bico que usa para injectar enzimas digestivas e/ou algum tipo de agente paralizante. E doi quando picam, apanhei um desses e ferrou-me na mão, aprendi a lição!
    Na convenção iam para os aquários alguns desses e retirei um dum aqua bem grandinho que podia fazer mossa nos peixes.

Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 389
    • Totais: 430
    • Membro Bronze

Olá. Apesar de já ter sido dada uma identificação concreta queria dizer que costumo chamá-las (Não só eu, mas também algumas pessoas da minha família e alguns amigos) de pulgas-de-água devido àquilo que o Gonçalo disse, picam. Mas se pesquisares no google por este nome encontras tudo menos isto (Já tentei)…

Também “aparecem” em piscinas.

Pedro.

Fernando De Jesus Bernardino
    FernandoJB
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 15
    • Totais: 16
    • Membro Bronze

Bom dia.

Obrigado a todos vós pela ajuda, a identificação estava a ser difícil sem dúvida. Realmente Pedro, já tinha pesquisado por pulga de água e nada encontrei parecido. Obrigado Gonçalo, acho que me ajudaste a evitar uma liçãozinha com dor  ;D . Vi na wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Notonectidae e até podem atacar alevins e pequenos peixes.

Obrigado igualmente amigo Luís Oliveira pela correcção da visualização da foto, foi a primeira colocação de foto e estava com dificuldades.

Conclusão, algo a evitar.

Cumprimentos,

Fernando JB

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

No Norte de Portugal são conhecidos como Alfaiates, são do genero Notonecta ou dum parecido. Já tivemos uma capa da nossa revista com um. São predadores e bastante duras alem de grandes para serem consumidos por killies.

Abraço
    Paulo José

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Tenho alfaiates há anos no meu lago, de alguns que trouxe uma vez da Ribeira do Torgal. Têm-se reproduzido e todos os anos aparecem alguns pequenos. De inverno desaparecem, suspeito que hibernam.

Miguel

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Oops, acho que eu não olhei bem para a foto e talvez o Paulo Alves tenha feito o mesmo.

Na minha terra (Lisboa) alfaiates são aqueles insetos que andam por cima da água:

Alfaiate.gif

É isto que eu mantenho, já há uns 4 anos no lago.

Miguel

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

Na minha zona (norte do Ribatejo) também se chamam alfaiates aos da foto do Miguel.

Abraço,

Luis Oliveira

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

Os alfaiates são Gerridae, o nome comum dos Notonectidae é, creio, barquinhos ou algo parecido, nome enganador q dá vontade de pegar num, aliás nos 2 bichos a picada doí pra diabos!

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Numa zona de Tras os Montes chamavam alfaiates aos tipo Notonecta mas já confirmei que tambem chamavam a mesma coisa aos outros, parece que no Alentejo chamam-lhes outra coisa.

Abraço
    Paulo José

A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0