- This topic has 3 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 15 years, 4 months by
sérgio murra.
Home › Forum APK › Geral › Outros Sites › Agricultura biológica
-
AutorArtigos
-
06/02/2011 às 14:57 #216703
Boas amigos!
Em Março vou dedicar-me ao Farmville… mas a sério!
Para tal, já aluguei um terreno cedido pela junta com cerca de 80m2 por 30€ ao ano.
A minha pergunta é: sabem de algum Forum nacional ou internacional vocacionado para a agricultura biológica em pequenos hortos? É que eu queria produzir neste terreno legumes apenas recorrendo a insecticidas/pesticidas naturais, quer sejam através de preparados caseiros ou através de plantação de determinadas plantas ou ervas aromáticas para o controlo de pragas.
Também gostaria de recolher nesse Forum, truques e dicas para estes mesmos pequenos hortos que me possam ser úteis.
Neste horto, penso igualmente instalar 2 compostores: um normal e outro dedicado à vermicompostagem recorrendo à lombriga vermelha californiana (eisenia foetida). Depósitos de água com cerca de 120ltrs cada serão também colocados na tentativa de ali estabelecer culturas de daphnias, larva de mosquito pretas e tubifex (alimento para os meus killis).
A título de exemplo deixo-vos aqui uma quantas fotografias de um horto cedido pela junta ao meu sogro assim como algumas fotografias dos legumes e frutas por ele colhidos que em nada se assemelham ou sabem como aqueles comprados no supermercado…
Ele tenta fazer tudo o mais biológico possível mas ainda recorre a uns quantos medicamentos indispensáveis (para ele), no controlo de lesmas e pequenos insectos. E isto é justamente aquilo que eu gostaria de evitar – o recurso a químicos!

Nestas 2 imagens que se seguem, poderão ver atrás destes meus familiares um pouco do terreno que me irá tocar trabalhar, assim como umas abóboras selvagens que ali mesmo cresceram fruto dumas sementes ali perdidas do ano que passou…

Abraço!
06/02/2011 às 16:42 #225912Ruben boas
Algo parecido a hidropónia?
Um abraço Amigo06/02/2011 às 19:03 #225913A comunidade Biohorta, tem fórum, podes visita-lo aqui:
http://www.biohorta.com/forum/
Abraço e boa sorte no projecto.
06/02/2011 às 19:41 #225914Olá,
Excelente ideia! Por cá também devia haver coisas assim.
Mas deixa-me fazer um reparo. Agricultura biológica também admite alguns adubos(orgânicos ou minerais mas que não sejam obtidos através de processos químicos e industriais) e também alguns compostos químicos (enxofre, sulfato de cobre, cal, entre outros) tanto como fungicida como pesticidas. Em pesticidas usam mais óleos naturais como óleo de neen e podes usar uma receita muito boa para cochonilhas, afideos, tripes,etc que consiste em pulverizares as plantas afectadas com agua com sabão e óleo(de soja, azeite) em pequenas partes. E resulta.
Eu também tento usar o menos possível químicos mas as vezes é o que funciona melhor mesmo. Com os caracóis é um desses casos.
Sites sobre o assunto não conheço,que me lembre agora plo menos..
Cumprimentos,
Sérgio
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.