A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Home Forum APK Killifilia Reprodução A.Striatum precoce… nasceu sem eu estar preparado

• Autor
    Artigos

lmsalgado
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 63
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Ontem à noite lembrei-me de observar ao microscópio os dois ovos de A. striatum que colhi há 11 dias.
    Estava entusiasmadissimo a observar as pintas na cabeça dos bichos, os dois olhos enormes, as barbatanas peitorais que já abanam constantemente, até o coraçãozinho a bater e uma artéria com o sangue a circular… os meus dois filhos então estavam maravilhados  😀  Só é pena não dar para fotografar ou filmar.

Estranhei o facto de ver uns serezitos unicelulares ás volta aparentemente a alimentar-se de uma penugenzita que rodeava os ovos. Já agora: alguém sabe o que é isso? É prejudicial ou servirá de alimento quando o killie nascer?

De repente o ovo desapareceu-me do campo de visão, eu olhei para o prato de petri para ajustar o ovo por baixo da óptica e qual não foi a minha surpresa quando vi um alevim a passear. O bicho nasceu, provavelmente induzido pelo movimento e pelo calor da lâmpada de halogéneo.

Agora o meu problema é: não estava preparado para que ele nascesse tão cedo, e aparentemente não tem saco vitelino. Já coloquei ovos de artémia a ecludir e musgo de java no recipiente, mas ambos vão levar pelo menos dois dias a criar alimento. Também não tenho microvermes nem nada mais além de vermes de grindal que são muito grandes.

Perguntas:
    -Há algum alimento que possa dar enquanto não eclode a artémia ou não saem infusórios do musgo de java? Se cortar um verme de grindal aos bocadinho, poderei desenrascar ou continua a ser muito grande?
    -O facto de eu ter colocado um fragmento de folha de amendoeira-da-india no prato do alevim (para acabar com os fungos, o que resultou) vai prejudicar os infusórios ou a já pequena sobrevivência das artémias, uma vez que é um antisséptico?

Obrigado desde já pela ajuda, é que este é o primeiro killie a nascer cá em casa, daí a minha dedicação  😉

Abraço,
    Luís Salgado

Luis Carlos S. Passeiro
    Luis Passeiro
    Participante
    • Topicos: 21
    • Respostas: 153
    • Totais: 174
    • Membro Bronze

Bom dia.

Os meus alevins nos 1ºs dias não comem a artémia,vão-se safando com os infusórios do musgo de java sem problemas…
    Só no 2º ou 3º dia é comem artémia…

Espero ter ajudado

Um abraço,
    Luís

Joaquim Oliveira Marques
    Joaquim Marques
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 490
    • Totais: 518
    • Membro Prata
    • ★★

olá
    parabens ao papá
    agora a intenção é fazer crescer o bichinho. como o luis disse, nos primeiros dias infusórios. temos varias coisas para criar infusorios desde o arroz de semear ás cascas de tremoço e alface seca mergulhada na agua e claro o musgo de java.
    se tens microscopio observa uma gota dessa agua.
    abraço

lmsalgado
    Participante
    • Membro Bronze

Ok, fico mais descansado.
    Apesar de ter lido em qualquer lado que os killies nascem com saco vitelino, não noto nenhum nestes, dai a minha preocupação. Parece que, como em tudo o resto, depende das espécies.

Achei uma boa ideia observar a água à volta do musgo. No entanto a única coisa que encontrei foi um daqueles seres que descrevi a circundar os ovos. Uma pesquisa na net e voilá: aparentemente são protozoários, semelhantes aos da foto abaixo:
    paramecium.jpg

O microscópio dos meus tempos de estudante, e que eu fui desenterrar num armário para isto, nunca fez tanto sucesso. Até já estou tentado a comprar um daqueles que se liga ao computador para fotografar ou filmar, eheh  ;D  ;D

Obrigado a ambos 😉
    Abraços

Tiago Amaral
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 375
    • Totais: 425
    • Membro Bronze

O microscópio dos meus tempos de estudante, e que eu fui desenterrar num armário para isto, nunca fez tanto sucesso. Até já estou tentado a comprar um daqueles que se liga ao computador para fotografar ou filmar, eheh  ;D  ;D

Comprei um há uns anos que permite ligar ao PC, mas nunca o utilizei, shame on me ::)

Qualquer dia tenho que dar o passo  ;D

Abraços e boa sorte com os striatum

Eduardo Bernardo
    Eduardo Bernardo
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1383
    • Totais: 1502
    • Membro Platina
    • ★★★★

Qualquer dia tenho que dar o paço  ;D

Tens que dar o quê?  😀

Boa sorte com os striatum, Luis

Abraço
    Eduardo

Tiago Amaral
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 375
    • Totais: 425
    • Membro Bronze

Grande calinada  ;D

Já vou emendar 😀

José Garcia
    Participante
    • Topicos: 57
    • Respostas: 396
    • Totais: 453
    • Membro Prata
    • ★★

Boas Luís

se quiseres microvermes envia-me a tua morada que envio-te isso !

Parabéns  🙂

lmsalgado
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigado a todos pelos incentivos!

Tiago: Tens que colocar isso a funcionar e mostrar-nos os resultados. Ou então por isso na secção de classificados para eu aproveitar 😀  😀  (brincadeira, não leves a mal)

Garcia: Obrigado pela oferta  😉

A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0