- This topic has 8 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 17 years, 2 months by
lmsalgado.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › A.Striatum precoce… nasceu sem eu estar preparado
-
AutorArtigos
-
01/03/2009 às 09:49 #215950
Ontem à noite lembrei-me de observar ao microscópio os dois ovos de A. striatum que colhi há 11 dias.
Estava entusiasmadissimo a observar as pintas na cabeça dos bichos, os dois olhos enormes, as barbatanas peitorais que já abanam constantemente, até o coraçãozinho a bater e uma artéria com o sangue a circular… os meus dois filhos então estavam maravilhados 😀 Só é pena não dar para fotografar ou filmar.Estranhei o facto de ver uns serezitos unicelulares ás volta aparentemente a alimentar-se de uma penugenzita que rodeava os ovos. Já agora: alguém sabe o que é isso? É prejudicial ou servirá de alimento quando o killie nascer?
De repente o ovo desapareceu-me do campo de visão, eu olhei para o prato de petri para ajustar o ovo por baixo da óptica e qual não foi a minha surpresa quando vi um alevim a passear. O bicho nasceu, provavelmente induzido pelo movimento e pelo calor da lâmpada de halogéneo.
Agora o meu problema é: não estava preparado para que ele nascesse tão cedo, e aparentemente não tem saco vitelino. Já coloquei ovos de artémia a ecludir e musgo de java no recipiente, mas ambos vão levar pelo menos dois dias a criar alimento. Também não tenho microvermes nem nada mais além de vermes de grindal que são muito grandes.
Perguntas:
-Há algum alimento que possa dar enquanto não eclode a artémia ou não saem infusórios do musgo de java? Se cortar um verme de grindal aos bocadinho, poderei desenrascar ou continua a ser muito grande?
-O facto de eu ter colocado um fragmento de folha de amendoeira-da-india no prato do alevim (para acabar com os fungos, o que resultou) vai prejudicar os infusórios ou a já pequena sobrevivência das artémias, uma vez que é um antisséptico?Obrigado desde já pela ajuda, é que este é o primeiro killie a nascer cá em casa, daí a minha dedicação 😉
Abraço,
Luís Salgado01/03/2009 às 10:42 #221002Bom dia.
Os meus alevins nos 1ºs dias não comem a artémia,vão-se safando com os infusórios do musgo de java sem problemas…
Só no 2º ou 3º dia é comem artémia…Espero ter ajudado
Um abraço,
Luís01/03/2009 às 14:23 #221003olá
parabens ao papá
agora a intenção é fazer crescer o bichinho. como o luis disse, nos primeiros dias infusórios. temos varias coisas para criar infusorios desde o arroz de semear ás cascas de tremoço e alface seca mergulhada na agua e claro o musgo de java.
se tens microscopio observa uma gota dessa agua.
abraço01/03/2009 às 14:51 #221004Ok, fico mais descansado.
Apesar de ter lido em qualquer lado que os killies nascem com saco vitelino, não noto nenhum nestes, dai a minha preocupação. Parece que, como em tudo o resto, depende das espécies.Achei uma boa ideia observar a água à volta do musgo. No entanto a única coisa que encontrei foi um daqueles seres que descrevi a circundar os ovos. Uma pesquisa na net e voilá: aparentemente são protozoários, semelhantes aos da foto abaixo:

O microscópio dos meus tempos de estudante, e que eu fui desenterrar num armário para isto, nunca fez tanto sucesso. Até já estou tentado a comprar um daqueles que se liga ao computador para fotografar ou filmar, eheh ;D ;D
Obrigado a ambos 😉
Abraços01/03/2009 às 15:20 #221005O microscópio dos meus tempos de estudante, e que eu fui desenterrar num armário para isto, nunca fez tanto sucesso. Até já estou tentado a comprar um daqueles que se liga ao computador para fotografar ou filmar, eheh ;D ;D
Comprei um há uns anos que permite ligar ao PC, mas nunca o utilizei, shame on me ::)
Qualquer dia tenho que dar o passo ;D
Abraços e boa sorte com os striatum
01/03/2009 às 15:39 #221006Qualquer dia tenho que dar o paço ;D
Tens que dar o quê? 😀
Boa sorte com os striatum, Luis
Abraço
Eduardo01/03/2009 às 15:42 #221007Grande calinada ;D
Já vou emendar 😀
01/03/2009 às 17:05 #221008Boas Luís
se quiseres microvermes envia-me a tua morada que envio-te isso !
Parabéns 🙂
01/03/2009 às 19:09 #221009Obrigado a todos pelos incentivos!
Tiago: Tens que colocar isso a funcionar e mostrar-nos os resultados. Ou então por isso na secção de classificados para eu aproveitar 😀 😀 (brincadeira, não leves a mal)
Garcia: Obrigado pela oferta 😉
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.