A visualizar 3 artigos - de 1 a 3 (de um total de 3)

Home Forum APK Killifilia Iniciação 2 dúvidas rápidas

• Autor
    Artigos
    Guilherme Teixeira Garcia
    GuilhermeGarcia
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 1
    • Totais: 2
    • Membro Bronze

Boas, espero que se encontrem todos bem
    Há já uns anos tinha um crescente interesse pelos killis e quase iniciei o hobby o ano passado, mas acabei por não avançar. Já tinha tudo planeado com listas de compras de todos os produtos e as melhores águas, planos para culturas de alimento vivo, etc. O certo é que este último mês o interesse voltou a aparecer, mas já perdi muitos dos documentos com os estudos e planos feitos. Deixo então aqui os meus 2 principais desafios:

1º Tenho particular interesse nos pequenos Aphyosemions e géneros similares (Kathetys, Fundulopanchax, etc), assim como nos pequenos Rivulus e géneros similares (Anablepsoides, Laimosemion, etc), mas a minha casa no verão chega aos 30ºC, conseguem sugerir-me espécies/localidades nestes perfis que se adequem a águas ligeiramente mais quentes (26,27,28ºC)?

2º A minha água é de poço, isto é praticamente calcário líquido, sai da torneira já com 200ppm de nitratos e não tenho onde instalar um sistema de osmose, uso água de garrafão certo? Se sim, que marca recomendam? Já uso do Auchan para os meus caranguejos vampiros mas tenho de adicionar minerais e aumentar o ph para eles

José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

Olá Guilherme,

Em termos de temperatura da água parece que temos condições parecidas. Nos dias mais quentes chego a ter a temperatura da água nos 30 ºC. O subgénero kathetys, do género Aphyosemion, é para esquecer. Mas consigo manter com algum sucesso alguns Fundulopanchax, Scriptaphyosemion, Epiplatys, etc. Quando a temperatura atinge esses valores tento manter os aquários bem limpos, bem oxigenados e dou menos alimento aos peixes.
    Quanto à água, não podes usar água canalizada? Não terá certamente uma quantidade tão elevada de nitratos.
    Aproveito para te convidar para uma reunião que vai acontecer já este sábado, dia 13, pelas 11 h, em Monsanto. Serás muito bem vindo e terás oportunidade de tirar dúvidas e ficar a conhecer alguns “doentes” por esta vertente da aquáriofilia.

Abraço
    José Cristiano

Guilherme Teixeira Garcia
    GuilhermeGarcia
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 1
    • Totais: 2
    • Membro Bronze

Olá José,

Desde já agradeço as sugestões de espécies e fico feliz em saber que há mais alguns com o mesmo problema que eu, a esperança permanece (embora não possa ter um Kathetys bualanum N’Douzen, o meu killi favorito).
    Quanto à água, não, não posso usar a água canalizada, é água de poço diretamente bombeada para os canos com 200ppm de nitratos.
    Agradeço também o convite para a reunião mas infelizmente duvido conseguir atender, quiçá para a próxima!

Cumprimentos

A visualizar 3 artigos - de 1 a 3 (de um total de 3)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0