A visualizar 4 artigos - de 1 a 4 (de um total de 4)

Home Forum APK Killifilia Killies Rivulus strigatus JRG 05/07 El Pedrao

• Autor
    Artigos

Tiago Amaral
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 375
    • Totais: 425
    • Membro Bronze

Boas,

Faz em Outubro próximo 1 ano que me nasceram alevins desta espécie que foi capturada no Brasil pelo nosso ilustre sócio da APK, José Ramón Garcia Gil.

A minha questão prende-se apenas com a população da espécie. Não deve esta ser associada à espécie no idioma oficial do local onde foi capturada?

O José capturou duas populações no Brasil, uma “El Brazo do Dama (Vivero Forestal)” e a outra “El Pedrao”. Não faria mais sentido estarem ambas em Português do Brasil?

Abraços,

Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

Não faria mais sentido estarem ambas em Português do Brasil?

Não só faz mais sentido como até deveria ser obrigatório. Não o fazer deturpa, na minha opinião, o sentido que se quer dar à designação da população. Imaginem capturar A. australe na capital do Gabão, “Libreville”, e chamar-lhes A. australe “Cidade Livre”. Ninguém iria imaginar onde isso era sem ler algum artigo escrito pelo colector, o que não faria sentido. Não faço é ideia se é esse o caso com estas populações capturadas pelo José Ramón, se foi ele a distribuir os peixes com a localidade “traduzida” ou se a deturpação foi introduzida posteriormente por outra pessoa.

Abraços.

Tiago Amaral
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 375
    • Totais: 425
    • Membro Bronze

A espécie foi-me passada por outra pessoa com a população “El Pedrao” e posteriormente falei com o José Ramón acerca deles e foi ele que me confirmou essa população e me falou na outra (“El Brazo do Dama (Vivero Forestal)”), por isso presumo que tenha sido ele a distribui-los com a população traduzida.

Abraço,

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

O Ramon escreveu mal o nome de varias das localidades e sitios onde esteve no Brasil. A grafia portuguesa é algo a que ele não está habituado e quando não se lembra bem de como é escrita, “espanholisa”. O melhor é por só a designação dos sitios e nada mais antes. Mesmo assim há nomes mal escritos.
    É curioso que no artigo que escreveu ele afirma que não trouxe nenhum dos killies que capturou no Brasil(era proibido!…). O facto que há para aí strigatus e obscurus que foram obviamente trazidos por ele.

Abraço
    Paulo José

A visualizar 4 artigos - de 1 a 4 (de um total de 4)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0