- This topic has 25 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 7 years, 2 months by andraykens.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Reprodução de Aphyosemion australe Cap Esterias
-
AutorArtigos
-
10/12/2009 às 10:13 #216190
Gostaria de pedir a vossa ajuda. Tenho um casal desta espécie desde que me fiz sócio em Setembro e desde então não consegui reproduzi-la. Se bem que eles ainda vieram novinhos, a minha dificuldade tem sido fazer com que os ovos não funguem.
Como tal, no chat da apk já pedi e recebi imensos conselhos que coloquei em prática. Neste momento estou a usar o método do algodão sobre a turfa.
1ª dúvida
Este algodão ao fim de uns dias fica mais seco. Deve-se adicionar água ou não? (eu tenho adicionado)1ª dúvida
Depois de surgirem os olhinhos, quantos dias demoram (em média) a eclodir? Quantos dias ainda mantém os ovos no algodão depois de aparecerem os olhos?Desde já, obrigado
Luis Andrade10/12/2009 às 10:16 #222465Gostaria de pedir a vossa ajuda. Tenho um casal desta espécie desde que me fiz sócio em Setembro e desde então não consegui reproduzi-la. Se bem que eles ainda vieram novinhos, a minha dificuldade tem sido fazer com que os ovos não funguem.
Como tal, no chat da apk já pedi e recebi imensos conselhos que coloquei em prática. Neste momento estou a usar o método do algodão sobre a turfa.
1ª dúvida
Este algodão ao fim de uns dias fica mais seco. Deve-se adicionar água ou não? (eu tenho adicionado)1ª dúvida
Depois de surgirem os olhinhos, quantos dias demoram (em média) a eclodir? Quantos dias ainda mantém os ovos no algodão depois de aparecerem os olhos?Desde já, obrigado
Luis AndradeBoas
eu costumo usar essa mesma técnica …o algodão convém estar sempre humido, depois quando vejo que o ovo fica quase todo preto coloco em agua .
Cumps
10/12/2009 às 14:55 #222466Obrigado Garcia,
E quantos dias dá isso, mais ou menos?
10/12/2009 às 15:20 #222467Boas
depende muito da temperatura onde estão os ovos ..mas nesta altura demoram mais ou menos duas semanas …com uma temperatura ambiente de 20º.
Abraço
10/12/2009 às 19:41 #222468Olá Luis!!
Desde que comecei a manter e reproduzir Killies, já experimentei quase todas as formas de fazer eclodir os ovos de especies não anuais.
Desde que utilizei essa que referes, quase nunca mais deixei de a utilizar. Na minha opinião é de longe a melhor maneira de eclodir ovos, mas claro cada um utiliza aquela que tem melhores resultados, o que para mim pode ser perfeito, para outra pessoa pode nunca resultar.Eu utilizo recipentes que possam ser fechado hermeticamente, seja um simples tupperware, um frasco de análises ou até mesmo uma caixa de parafusos pequena ::)
Se utilizares um recipente assim, quase de certeza que não vais ter problemas com perca de húmidade!Em relação ao tempo de incubação dos ovos, devo referir que isso depende de espécie para espécie, como já foi referido, bem como da temperatura, estação do ano ou até mesmo da luminosidade que os ovos apanham enquanto estão a eclodir!
Dito isto, eu normalmente coloco-os em água quando estão já num estado em que o ovo se encontra já bastante escuro e, se tiveres paciência podes ver o alevim a mexer-se dentro dele.
Com isto, não quer dizer que não os possas colocar dentro de água imediatamente a veres os olhos serem formados, podes. O que acontece é que pode haver ainda alguns que funguem (o que é raro) e assim contagiar os outros.
Se optares por os colocar mais tarde, tens ainda a vantagem de equilibrar o tempo de eclosão dos ovos, fazendo com que eclodam todos quase ao mesmo tempo.Desculpa o testamento, espero ter ajudado!!
Abraço
Choças10/12/2009 às 22:36 #222469Desculpa o testamento? É como pedir desculpa por ajudar alguém!
Mais uma vez obrigado Rui. A técnica do algodão já tinha usado antes, mas na altura ainda não tinha turfa.
Já tive tantos insucessos que estou a recolher dados numa folha de cálculo para ver se encontro maneira de isto resultar.Momento Actual
Tenho 2 caixas com ovos: 1ª (4 e 5/12) e 2ª (7 e 8/12)
O método é turfa empapada em água, com o disco em cima. Depois de terem os ovos, passei um pouco de água com fungicida (pouco) sobre o disco (dica do Gonçalo).
Nas 2 caixas após estes dias tenho ovos viáveis, o que significa que foram fertilizados :).Sumário
Com dados recolhidos, cheguei (por agora) às seguintes conclusões:
1ª A fêmea deve ser um pouco mais velha que o macho (cabeça maior) ou desenvolveu mais depressa (já explico);
2ª O macho é um bocado tarado, de tal forma que muitas vezes deixa de comer para “dançar” para ela. Tal comportamento é sempre desaconselhado, não só para os peixes ;). Antes de os juntar, fiz o acondicionamento da femea e do macho em aquas separados e foram bem alimentados.Agora estou expectante!
Abraço e obrigado, mas continuo a pedir conselhos, pois se eles forem deixados aqui no fórum, não só me ajudarão a mim como os futuros iniciantes,11/12/2009 às 12:12 #222470Ola amigos, lendo esse tópico, vejo que tenho o mesmo problema com ovos de láfia gold, vivem fungando. Sempre tiro os ovos da MOP e coloco em um pote com água do aquário dos pais e duas gotas de fungicida, e mesmo assim fungam.
Pelo que lí, vocês colocam os ovos sobre rodelas de algodão embebidas em água e fungicida e esperam que fiquem olhados para depois passarem para a água e esperar o nascimento dos filhotes, e como relatou o Rui, em potes muito bem vedados. Assim fica a pergunta, não se deve abrir o pote uma vez ao dia para haver troca de gazes? Abraço a todos.11/12/2009 às 20:00 #222471Boas!!
Primeiro gostaria de referir que eu não utilizo qualquer tipo de produto fungicida nos meus ovos!!
Acho que a turfa tem esse mesmo efeito e como é natural, melhor 😉Alan sinceramente nunca pensei nisso, nem ligo para essas coisas. Eu abro quando me lembro de ver como estão.
Em algumas especies, que já sei mais ou menos o tempo de levam de diapausa, abro e coloco logo na água.
Pode ter razão naquilo que diz, mas nunca me preocupei com isso e não tenho tido maus resultados.Devo também referir que coloco os ovos em água mineral (pH 5.5) juntamente com uma infusão de Terminalia Cattappa!!
Abraço
Choças11/12/2009 às 21:23 #222472Olá.
Meus amigos, se fazem os mop's em lã sintética, porque utilizam algodão nas caixas de encubação dos ovos?
Tentem usar aquele tecido dos panos de limpeza da Vileda; recortam um pedaço de acordo com as dimensões da caixa
e ponham-no sobre turfa humida… De vez em quando molhem-no para assegurar que tecido não seca…Cps
A. Castro12/12/2009 às 10:41 #222473Olá Castro!!
Eu utilizo esses discos, primeiro porque é mais cómodo depois porque o contraste entre o branco e os olhos dos alevins é maior.
O que voçê diz têm toda a razão de ser, o algodão em contacto permanente com água, detriora-se.
No meu caso isso não acontece, pelo simples facto que depois de cada duas semanas troco o disco de algodão, não por o algadão se detreriorar, sou sincero, mas sim porque passado nesse tempo podem existir alguns ovos fungados, o que não convém manter muito mais tempo junto a ovos sãos.Abraço
Choças13/12/2009 às 00:02 #222474Eu sinceramente estou a usar os discos porque foi o que me aconselharam, mas estou como o Rui, de facto o contraste com o branco é bom para vermos a formação dos olhos.
Relativamente aqui ao caso em questão, continuo com as 2 colheitas com ovos viáveis, sendo que na 1ª já se conseguem distinguir levemente os olhitos em alguns ovos ao oitavo dia.
Vamos lá ver se é desta ::)Abraços
14/12/2009 às 12:14 #222475Rui, nunca havia pensado em por os ovos em água mineral, sempre utilizei água do aquário dos pais. vou testar desse modo para ver o resultado. Abraço.
14/12/2009 às 14:35 #222476Viva,
Tenho seguido o desenvolver deste post e como tem sido elucidativo, não intervim até agora.
Chamo apenas a atenção para que, ao utilizar água mineral deveremos ler com atenção o rótulo da embalagem. Existem águas minerais mais ou menos mineralizadas e com Ph que vão dos cinco até aos sete e tal, ou mais.
Logo, deveremos adaptar a água ao killies em questão.
Eu actualmente uso água de Ph 5,2, pouco mineralizada e à qual junto um pouco da mesma água envelhecida com uma folha de Terminala catappa.
Não uso o algodão, só agua numa caixa de Petri. Os ovos quase que não fungam e não tenho o problema de saber quando molho o algodão, ou quando retiro os ovos. Só retiro os alevins quando nascem. Estou a usar este método para os diapteron com sucesso.Luis, estou crente que os ovos fungavam por os peixes serem muito jovens. Segundo informação do Filipe Torre, teriam cerca de cinco meses quando tos passei. Agora, mais velhos, os ovos já são mais viáveis.
Um abraço,
Luis Oliveira
23/12/2009 às 00:01 #222477Boas pessoal,
Infelizmente os ovos fungaram todos de novo. Não sei se a temperatura ficou fria demais durante um fim-de-semana que cá não estive. Que chatice, talvez tenha de os levar a uma consulta de fertilidade.
Vou tentar mais 1 mês e depois passarei para o método natural, num aqua plantado e siga pa bingo.Abraço
23/12/2009 às 12:10 #222478Viva,
A temperatura desceu mesmo muito e os ovos ressentiram-se.
Não perdi nenhum Diapteron no Verão e agora foram-se alguns com o frio. Ridículo mas é verdade.Não desistas de controlar a reprodução. Acredita que a melhor maneira de se perder uma espécie e esperar que se reproduzam num plantado.
Um bom Natal e aparece.
Luis Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.