- This topic has 11 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 12 years, 3 months by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Hyalella azteca
-
AutorArtigos
-
07/06/2013 às 11:10 #217979
Viva!
Hyalella azteca (julgo que é assim que se escreve)
Coloco aqui esta dúvida, para não sobrecarregar com perguntas via M.P. o Luís Oliveira, ;D que muito gentilmente me enviou, há alguns dias, uma colónia de hyalellas. De qualquer forma, penso que, assim, há também a vantagem de uma eventual resposta poder ser aproveitada por outros interessados.
Pelo que o Luís me disse e pela minha própria observação, pude constatar que as hyalellas se alimentam de vegetais como plantas aquáticas moles, legumes como a cenoura e, essencialmente, de courgettes. A dúvida que me surge é sobre qual a melhor forma de as manter: podem ser mantidas, tal como as tenho, numa caixa com 4 a 5 litros de água, sem qualquer filtragem e só com uma mudança de água generosa ao fim de semana? Ou, dado serem muito vorazes e deixarem rapidamente a água turva e com mau cheiro, 😛 devem ser mantidas em aquário com filtro?
Cumprimentos
Aníbal Coelho
07/06/2013 às 18:03 #236494Olá,
Posso apenas referir a minha experiência com as Hyalella azteca.
Eu mantenho-as em dois tabuleiros no exterior. Cada um deles tem cerca de um metro.
Tenho muitas plantas e alimento-as com as courgettes. Nunca lhes mudo a água mas também não lhes dou muita comida.
Estão perfeitamente estabelizadas e em grandissima quantidade.No interior, invadiram os meus cubos de telemóvel onde tenho os camarões. Os cubos não têm filtro, faço as mudas de água por causa dos camarões, não pela degradação da água pelas Hyalella azteca. Também é verdade que só comem os restos da comida dos camarões, mas mesmo assim não me consigo livrar delas.
No teu caso, como estás a alimentá-las bem e a água degrada-se com facilidade eu optava por mudas de água mais frequentes. Elas aguentam bem. Eu não gastava um filtro com elas.
Um abraço,
Luis Oliveira
Nota – nunca sobrecarregas. Estás à vontade para contactar.
07/06/2013 às 18:47 #236495Olá Aníbal,
Agora que já sabes como as coisas funcionam, não te esqueças de mim quando a cultura aumentar.
Abraço
Carlos Coelho09/06/2013 às 20:05 #236496Viva!
Luís, obrigada pela tua resposta. Esses tabuleiros com as hyalellas que tens no exterior, aguentam-se bem no inverno?
Carlos, as hyalellas reproduzem-se muito rapidamente, na próxima reunião já vou conseguir levar alguns inícios de cultura para o pessoal.
Cumprimentos
Aníbal Coelho09/06/2013 às 20:52 #236497Olá,
Perfeitamente. O único problema é que com a chuva transbordam e acabam por se perder bastantes. Mas recuperam rapidamente.
A propósito de comida viva hoje explorei com sucesso uma nova vítima. Já tinha lido há uns tempos sobre a sua cultura e utilização e hoje resolvi experimentar.
Estou a falar dos pulgões que infestam as plantas de jardim. Descobri-os a invadirem uma flor no quintal e resolvi experimentar. Cortei a flor que estava completamente minada e coloquei-a no aquário. Ficou limpinha.
É claro que já não disse à Maria do Céu que aquela planta estava a precisar de um inseticida.Como vêm os nossos killies comem bem e o princípio mantém-se: cabe-lhes na boca? Comem? Então é bom!!
Um abraço,
Luis Oliveira
09/06/2013 às 23:18 #236498Boas,
Luís, curiosamente esta semana fiz a mesma experiência e com o mesmo resultado, foram todos comidos.
No verão podem-se manter as hyalella com sol directo ou convém ter alguma sombra?
Abraço
Nelson Meneses10/06/2013 às 10:45 #236499Já me diverti a dar aos killies, formigas, aranhas e todo o tipo de moscas e mosquitos, mas devo confessar que pulgões, nunca me tinha ocorrido! 😛
Obrigado pelas vossas respostas.
Um abraço,
Aníbal Coelho10/06/2013 às 11:30 #236500Olá Nelson,
Se puderes colocar algo que faça sombra elas agradecem. As minhas não têm e nunca as perdi.
Abraço,
Luis Oliveira
10/06/2013 às 22:19 #236501E sabes que temperatura atinge a água nos dias mais quentes?
Abraço,
Nelson Meneses10/06/2013 às 22:25 #236502Boas,
Nunca me dei a esse trabalho. Mas é só esperar pelos dias quentes que tardam em aparecer e então medir 😉
10/06/2013 às 22:40 #236503Quando houve o pico de temperatura na semana passada as caixas que tenho ao sol com água passaram dos 30º. Se as hyalella aguentarem essas temperaturas, é mais uma fonte de alimento que posso arranjar.
Abraço
15/06/2013 às 21:46 #236504Olá a todos,
Como prometido fui verificar a temperatura da água dos tanques. 33º C em dois deles e 27º C noutro que tem uma tampa que faz sombra.
No de 27º continuam bastante activas e não noto diferença nenhuma. Nos de 33º acho que diminuiram um pouco e estão mais no fundo. Como são muitas, mesmo muitas, rapidamente recuperam e acaba por não se notar grande diferença.
Aprendi por experiência um pormenor que considero importante. Quando as dou, retiro os mops. Não é por elas comerem os ovos que eu penso que não comem. Quero é facilitar a vida aos peixes retirando-lhes os esconderijos. É que elas são tiros a meterem-se nos mops para se esconderem. Mas marcham na mesma, só que demora mais tempo.
Acho que sofrem muito mais as dáfnias… essas mal as vejo, mas sei que vão voltar a aparecer!
Portanto Nelson, é mais uma hipotese a considerar.
Abraço,
Luis Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.