A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)

Home Forum APK Killifilia Killies Espécies Proibidas – Dúvida

• Autor
    Artigos
    Gonçalo Nuno Corte-Real Martins
    Gonçalo Martins
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 6
    • Totais: 9
    • Membro Bronze

Boa tarde,
    Tenho andado a ler alguns tópicos antigos no forum e deparei-me com alguns que falavam de espécies que não era permitido manter em Portugal, nomeadamente algumas espécies de Aphanius.
    Assim, surgiu-me uma dúvida: há mais espécies proibidas? Não só de Aphanius mas também de outros géneros (principalmente nos géneros anuais sul-americanos e africanos, Epiplatys, Rivulus, Aphyosemion e Fundulopanchax).

Cumprimentos,
    Gonçalo Martins

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

No Brasil é proibido manter muitas espécies de killies do país. Em muitos países há espécies ameaçadas e em muitos casos é teoricamente proibido mantê-los nesses países. A legislação está constantemente a mudar, em Portugal há um pacote de proibições a entrar em vigor este ano que de acordo com as versões vai entrar em vigor de certeza, já entrou em vigor em Julho, não vai entrar em vigor…Na Europa os unicos que ligam à proibição de espécies, estamos a falar de Aphanius e Valencia, são os espanhois, para evitar chatices eles não permitem especies espanholas na sua convenção. nas restantes convenções europeias não se liga a isso e são exibidas espécies europeias.

Abraço
    Paulo José

Gonçalo Nuno Corte-Real Martins
    Gonçalo Martins
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 6
    • Totais: 9
    • Membro Bronze

Boa noite,

Obrigado Paulo José pela sua resposta.
    Sendo assim, pelo que percebi, apenas é proibido manter em Portugal as espécies europeias (Aphanius e Valencia)?
    No caso dos outros géneros, mesmo caso as espécies sejam proibidas nos seus países de origem podem ser mantidas cá em Portugal (por exemplo as espécies brasileiras)?

Cumprimentos,
    Gonçalo Martins

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Em rigor não sei se as espécies proibidas no Brasil tambem são proibidas cá, duvido, só se estiverem abrangidas pelo CITES, de qualquer modo são mantidas em todo o lado incluindo no Brasil embora lá o sejam clandestinamente.

Abraço
    Paulo José

José Duarte
    NGE
    Participante
    • Topicos: 45
    • Respostas: 192
    • Totais: 237
    • Membro Bronze

Olá.
    Pelo pouco que sei a nova legislação portuguesa, acho que proíbe a venda de animais via sites da internet. Não sei até que ponto é que vai, pois a maioria das lojas de animais tem páginas a vender animais, ou se apenas se aplica aos olx. custo justo ou face…

Alguns anos atrás num outro forum dedicado a peixes, questionei o motivo de ser proibido manter as espécies de peixes Portuguesas. Alguem comentou, que não se podia manter, mas podia-se usar praticamente para tudo o resto (dar ao gato, acho que comer, servir de isco) mas manter é para esquecer.

cumps
    José

A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0