
Tiago AmaralParticipante
- Topicos: 50
- Respostas: 375
- Totais: 425
Membro Bronze
- ★
![]()
Boas,
Faz em Outubro próximo 1 ano que me nasceram alevins desta espécie que foi capturada no Brasil pelo nosso ilustre sócio da APK, José Ramón Garcia Gil.
A minha questão prende-se apenas com a população da espécie. Não deve esta ser associada à espécie no idioma oficial do local onde foi capturada?
O José capturou duas populações no Brasil, uma “El Brazo do Dama (Vivero Forestal)” e a outra “El Pedrao”. Não faria mais sentido estarem ambas em Português do Brasil?
Abraços,

Vasco GomesParticipante
- Topicos: 106
- Respostas: 693
- Totais: 799
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Não faria mais sentido estarem ambas em Português do Brasil?
Não só faz mais sentido como até deveria ser obrigatório. Não o fazer deturpa, na minha opinião, o sentido que se quer dar à designação da população. Imaginem capturar A. australe na capital do Gabão, “Libreville”, e chamar-lhes A. australe “Cidade Livre”. Ninguém iria imaginar onde isso era sem ler algum artigo escrito pelo colector, o que não faria sentido. Não faço é ideia se é esse o caso com estas populações capturadas pelo José Ramón, se foi ele a distribuir os peixes com a localidade “traduzida” ou se a deturpação foi introduzida posteriormente por outra pessoa.
Abraços.

Tiago AmaralParticipante
- Topicos: 50
- Respostas: 375
- Totais: 425
Membro Bronze
- ★
![]()
A espécie foi-me passada por outra pessoa com a população “El Pedrao” e posteriormente falei com o José Ramón acerca deles e foi ele que me confirmou essa população e me falou na outra (“El Brazo do Dama (Vivero Forestal)”), por isso presumo que tenha sido ele a distribui-los com a população traduzida.
Abraço,

Paulo José AlvesParticipante
- Topicos: 119
- Respostas: 1550
- Totais: 1669
Membro Platina
- ★★★★
![]()
Olá
O Ramon escreveu mal o nome de varias das localidades e sitios onde esteve no Brasil. A grafia portuguesa é algo a que ele não está habituado e quando não se lembra bem de como é escrita, “espanholisa”. O melhor é por só a designação dos sitios e nada mais antes. Mesmo assim há nomes mal escritos.
É curioso que no artigo que escreveu ele afirma que não trouxe nenhum dos killies que capturou no Brasil(era proibido!…). O facto que há para aí strigatus e obscurus que foram obviamente trazidos por ele.
Abraço
Paulo José