A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Home Forum APK Killifilia Códigos Pode atribuir-se um código aos Fundulus heteroclitus?

  • Autor
    Artigos
  • #217731
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. Como indica o título, estou curioso para saber a resposta a esta pergunta. Se me perguntassem a mim, eu diria que sim, mas eu gostava de saber, também porque vou outra vez tentar apanhá-los na páscoa de 2013 e se se puder atribuir um código e se eu os conseguir encontrar, porque não atribuir?
    Pedro.

    #234803
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 812
    • Totais: 913
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!
    Pode e deve atribuir-se um código aos F. heteroclitus em caso de captura.
    Tem apenas em atenção os seguintes pontos:

    1. são difíceis de manter e reproduzir;
    2. já foram capturados e introduzidos no seio da APK várias vezes;
    3. exceptuando a altura de reprodução, são feios que nem um corno.

    Não pretendo desanimar-te, longe disso, se queres mantê-los força. Mas reflecte acerca dos pontos acima expostos. Todos os anos se fala em organizar uma expedição e parece-me que o interesse não é grande.

    Se fossem os julisia, chrysotus, zebrinus ou os catenatus, só para nomear alguns, aposto que o pessoal estava lá batido todos os anos.

    Cumprimentos!
    Filipe Torre

    #234804
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Eu não vou lá de propósito lá apanhar os F. heteroclitus… Eu vou lá, porque os meus pais também gostam de ir ao Algarve, e como vou lá peço-lhes para me levarem a Castro Marim, para tentar a captura destes killies. Porque se fosse para ir de propósito não ia…
    Obrigado pela resposta,
    Pedro.

    #234805
    Vasco Manuel de Almeida Ribeiro Gomes
    Vasco Gomes
    Participante
    • Topicos: 106
    • Respostas: 693
    • Totais: 799
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá.

    Como diz o Filipe, podes e deves atribuir códigos. Caso consigas capturá-los – o que seria bom mesmo sendo bichos quase tão feios como ciclideos – pensa em usar um código simples e ao mesmo tempo informativo (vê alguns exemplos na secção “Códigos” do nosso site).

    Abraço e boa sorte com a pesca.

    #234806
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Obrigado pela resposta e pela sorte. Depois quando for lá digo se apanhei alguma coisa. O ano passado já estive lá, mas este ano tenho mais esperança, também porque já aprendi qualquer coisa com a experiência.
    Abraço,
    Pedro.

    #234807
    Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 291
    • Totais: 323
    • Membro Bronze

    Bem, eles ficam grandinhos…15cm deve apelar ao filipe  ;D

    #234808
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 812
    • Totais: 913
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!

    Bem, eles ficam grandinhos…15cm deve apelar ao filipe  ;D

    Já os tive, há uma data de anos, salvo erro em 2001.

    #234809
    Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 291
    • Totais: 323
    • Membro Bronze

    E eram assim tão grandes como o fishbase diz????

    #234810
    Duarte Gonçalves Frade
    DuarteFrade
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 81
    • Totais: 91
    • Membro Bronze

    Pode ser feiotes, mas pelo menos veem-se bem.

    #234811
    António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

    Vivam.
    Os detractores das chamadas “sardinhas descoloradas” não gostam muito do género fundulus ou mesmo do género cyprinodon; eu que o diga, porque se fartaram de me azucrinar a cabeça no regresso a casa só porque comprei o casal de alvarezi ( finalmente!) que estava na CAPK12.
    Para aqueles que gostam destes géneros não se deixem intimidar com opiniões negativas…
    Pedro, o Miguel Figueiredo já andou a colectar o killie português por Castro Marim já à alguns anos – creio que existe um boletim com o relato dessa colecta – e mais recentemente o Ricardo Santos também andou por lá mas não encontrou nada.
    Tanto quanto eu sei, não se sabe se ainda existem…
    Existe um tópico aqui no fórum sobre isso.
    Se te decidires fazer a colecta tem atenção que, ao que parece, trata-se de uma área protegida..
    Cps
    A. Castro

    #234812
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    O ano passado, quando estive lá, não me disseram nada, nem vi ninguém que me parecesse ter uma ligação à reserva. Quanto aos alvarezi por acaso acho-os uns peixes lindos. O ano passado antes de ir pedi uns conselhos ao Miguel Figueiredo, mas apesar de ter ficado lá duas horas de um lado para o outro, não encontrei nada.
    Pedro.

    #234813

    Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

    Viva,

    Sim, claro que podes atribuir códigos aos F. heteroclitus.

    Concordo com o Filipe quando ele diz que, exceptuando a época reprodutiva, são feios que se fartam: ficam cinzentos, parecendo fêmeas. A época reprodutiva é um terço do ano: da primavera ao principio do verão.

    Não concordo que sejam particularmente dificeis de manter ou de reproduzir. Pelo contrário, assisti diversas vezes a orgias de desova comunitárias, nada que estejamos habituados em killies. De facto, nunca vi nada assim em peixes de aquário… resultando em centenas e centernas de ovos que, se os deixarmos, os peixes irão depois devorar.

    Mantive-os anos num recipiente de 70 litros no exterior da casa, onde se muito deram bem e se reproduziam regularmente. Estes peixinhos porém, devem ter água dura e/ou sal: pelo menos uma colher de sopa de sal para cada 10 litros. São uns incriveis comedores de algas, portanto devem ter vastas quantidades de vegetais disponiveis, talvez por isso a sua manutenção em aquário possa trazer problemas, pelo contrário, quando mantidos no exterior têm geralmente muitas algas disponiveis. Na manutenção em aquário não devemos aquecê-los ou os peixes pensarão que estão num verão perpetuo… perdem a cor, desinteressam-se da reprodução e vivem menos tempo.

    Além disso, os heteroclitus devem ter algum espaço, são peixes vivos e grandes nadadores, quase ao nível dos peixes de água salgada. São interessantes, comportamentalmente e biologicamente: Muito estranhamente, para um killie norte-americano e para um Fundulus, os ovos podem até entrar em diapausa e permanecer meses assim.

    Miguel

    #234814
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Eu como tenho um tanque de 120 litros, vou mudar os mento para outro sítio e vou pôr lá os heteroclitus, isto claro se os apanhar.
    Obrigado pelas respostas.

    #234815
    Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 219
    • Totais: 233
    • Membro Bronze

    Pedro

    Estive em Castro Marim há uns 3 ou 4 anos… em Agosto. Durante as 3 semanas que passei lá a trabalhar fui por várias vezes às salinas… corri aquilo tudo e a única coisa que apanhei foram valentes escaldões na cabeça, que é desprovida de pelosidades…  ;D ;D ;D ::) ::) ::)

    Pelo que ouvi depois dizer (e penso que o Miguel já confirmou) a Primavera será a melhor altura para os apanhares.

    Desejo-te muito boa sorte na tua aventura! 🙂

    Vai depois dizendo à malta como corre. 🙂

    Abraço,

    Ricardo

    #234816
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. Por acaso já sabia que tinhas ido lá, porque quando fui o ano passado estive a ver todos os tópicos relacionados com Castro Marim, logo vi o teu na área das expedições. Quando a dizer ao pessoal como corre claro, se tiver internet lá até digo no próprio dia. Não sei se viste o meu tópico da expedição do ano passado, mas eu também fui a Espanha, e lá vi uns peixes que estou convencido de que são Fundulus. Ainda apanhei dois ovos, mas esses não deram em nada. Este ano vou ver se consigo passar por lá com um pouco mais de tempo e de preferência com uma rede inteira  ;D .
    Obrigado pela sorte.
    Abraço,
    Pedro.

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 17)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0