A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Expedição a Catro Marim e Ayamonte

  • Autor
    Artigos
  • #217442
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. Como se percebe pelo título fui fazer uma expedição a Castro Marim, e, como os meus pais queriam ir a Espanha acabei por ir também a Ayamonte. Em Castro Marim estive a andar mais de 2 horas e meia e nada. Ainda vi uns peixitos, mas a rede partiu-se quando estava a tentar apanhar um. Acabei por apanhar apenas 5 camarões. Quando fui a Espanha consegui convencer os meus pais a ir visitar mais uma “salina” (porque penso que a água era mais para o salobra, mas não tenho certezas) e vi uns peixes, com tamanho suficiente para serem killies, então, como o cabo da rede se tinha partido, acabei por agarrar apenas na parte de cima e apanhei umas algas e encontrei dois ovos. Eu ainda queria ficar lá mais um pouco, para apanhar mais umas algas, mas já era tarde e acabei por me ver “obrigado” a vir-me embora. E foi disto que resultou a expedição:
    dois ovos.

    Pedro

    #232487

    Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

    Pedro,

    Era espetacular se fossem realmente ovos de Fundulus. Essa possibilidade existe porque os heteroclitus põem muitos ovos, quer nas algas quer no lodo. Curiosamente, até podem ser considerados peixes semi-anuais porque os ovos podem entrar em diapausa, se mantidos sem água, fenómeno muito raro em Fundulus. A diapausa nos heteroclitus chega a durar meses. 

    Se nascerem alevins serão então os famosos peixes F0.5… ou seja peixes cujos ovos foram capturados na natureza e que já nasceram em cativeiro!  ;D

    Vai dizendo coisas. Os ovos de Fundulus são relativamente grandes, para um killie.

    Miguel

    #232488
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Pois, estes são enormes (claro que enormes para um killie, porque não devem ter mais de 1,5mm.) Estes aqui já têm olhos. Agora vamos a ver, já os separei de todos os outros animais que vieram em 1 litro de água (mais que muitos) e pronto, agora é só esperar…

    Pedro

    #232489
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. É normal um dos ovos ser ligeiramente maior que os outros, tendo em conta que o maior está num estado mais avançado?
    Pedro

    #232490

    Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

    Na nesma espécie ou até na mesma fêmea, os ovos podem variar um pouco de tamanho entre si mas penso que o grau de desenvolvimento do ovo não afetará o tamanho.

    Miguel

    #232491
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. Os ovos variam de tamanho apenas o suficiente para se notar. Penso que não terei problemas em que os alevins nasçam, mas criá-los até adultos será um pouco mais difícil e ainda mais difícil será que saiam um macho e uma fêmea.
    Obrigado pela resposta,
    Pedro

    #232492
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. No fim-de-semana de pascoa vou outra vez a Castro Marim à procura dos Fundulus, então decidi pedir-vos conselhos, tanto sobre como encontrá-los como sobre como transportá-los se os encontrar e tudo o que acharem útil à “expedição”.
    Pedro.

    #232493
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. Alguém consegue digitalizar e enviar-me para pedroprodrigues@gmail.com estes artigos:
    “Castro Marim e o Fundulus heteroclitus – Uma viagem para recordar e muito para aprender” in BAPK Vol. II, nº5;

    “Primavera 2001 – À procura do Killie Português – 1ª parte” in BAPK Vol. III, nº3;

    “Primavera 2001 – À procura do Killie Português – 2ª parte” in BAPK Vol. III, nº4.

    Obrigado.
    P.S: Se isto não for permitido por favor avisem, para remover a mensagem.

    #232494
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá Pedro,

    Infelizmente o meu scaner pifou.
    Desejo-te boa viagem e boa sorte na coleta.

    Caso venhas a descobrir uma zona onde abundem, não deves esquecer que deves coletar o minimo indespensavel para tu manteres. É um modo de também contribuirmos para a manutenção das espécies.

    Abraço,

    Luis Oliveira

A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0