- This topic has 3 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 2 years, 7 months by Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Apresentação e iniciação
-
AutorArtigos
-
18/02/2022 às 02:05 #309332
Boa noite,
o meu nome é Fábio e já estou no mundo da aquariofilia hà alguns anos, sendo que já criei vários tipos de peixes mas nos últimos anos apaixonei-me pelos bettas e tenho estado mais ligado a estes.
Ultimamente tenho vindo a ficar cada vez mais interessado na beleza dos Killies e como um dia certamente irei ter, tenho procurado aprender mais características e formas de manutenção dos mesmos.
Sei que existe vários tipos de Kiliies, mas neste momento em Portugal existe por exemplo alguém criar Nothobranchius? Tal como nos bettas os alevins apenas aceitam alimento vivo, ou na eventualidade de por exemplo não ter num dia, aceitam ração ainda que com menos “vontade”?
Os Killies também têm labirinto?
Que comidas vivas mais costumam dar aos adultos?
Que Killies mais gostam?Cumprimentos.
Fábio Morais19/02/2022 às 18:15 #309421Olá Fábio
Sei que existe vários tipos de Kiliies, mas neste momento em Portugal existe por exemplo alguém criar Nothobranchius?
Sim
Tal como nos bettas os alevins apenas aceitam alimento vivo, ou na eventualidade de por exemplo não ter num dia, aceitam ração ainda que com menos “vontade”?
em alevins é complicado comerem algo sem ser vivo… comem mas não convém ser muitos dias…
Os Killies também têm labirinto?
Não…
Que comidas vivas mais costumam dar aos adultos?
grindal, enquitreias, blackworms, drosophylas, minhocas, dafnias, larvas de mosquito, basicamente tudo o que pudermos
Que Killies mais gostam?
aqui a resposta é muito pessoal… eu gosto principalmente de Austrolebias e Aphyosemion mas cada criador é um caso
espero ter ajudado
atenciosamente
Ricardo António
APK 3120/02/2022 às 01:35 #309438Boa noite,
Antes de mais muito obrigado pela resposta,
Presumia que só comiam comida viva em alevins, mas procurava saber se era 100% igual aos bettas, que não pegam nos primeiros tempo nada que não seja comida viva de que forma for, mas claro que entendo que a dar comida que não seja viva, seria sempre algo excecional e não um hábito, mas sim por exemplo caso a artêmia não tenha eclodido de forma pretendida ou não tenha microvermes disponíveis.
A questão do labirinto, perguntei porque tenho visto que muitos killiofilos mantém killis sem filtro, pelo que presumo que a oxigenação dessa forma seja dispensada por algum motivo específico.
Cumprimentos.
Fábio M.
01/03/2022 às 16:22 #309913Olá Fabio,
Peço desculpa por só agora teres uma resposta à tua questão. Irei ser mais breve em questões futuras. Mas sabes que podes sempre contactar comigo, como temos feito.
Há um número cada vez menor de killiófilos que não usam filtragem e oxigenação. Esta prática era ou é compensada por trocas de água muito mais frequentes e um número muito limitado de peixes por aquário ou centimetro de peixe por litro de água.
Por quê recorrer a este sistema? Fundamentalmente para aproveitar espaços vazios onde colocar uma nova espécie. As tentações para aumentar o número de espécies são muitas!
Com a continuação e maior envolvimento na killifilia vão-se criando melhores condições de alojamento e os aquários vão ficando com sistemas de filtragem. Primários, mas eficazes sobretudo quando aliados a mudas de água frequentes.
No meu caso, todos os aquários têm sistema de filtragem o que associado a mudas de água, comida viva e apenas com folhas de carvalho secas como substrato me facilita substancialmente a manutenção dos aquários em boas condições para manter e levar à reprodução os killies que mantenho.Espero ter ajudado e continuo ao teu dispor para qualquer esclarecimento.
Cumprimentos,
Luís Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.