A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)

Home Forum APK Killifilia Códigos Abreviaturas nos nomes da espécies

  • Autor
    Artigos
  • #218163

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Qual é o significado das abreviaturas nos nomes dos nossos peixes.
    -Austrolebias sp. aff. Nigripinnis “San Javier, Missiones”
    -Anablepsoides aff. cearensis “Acariu”
    -Aphyosemion sp. Oyo “” RPC 91/8    ->    espécie ainda não conhecida

    Cumprimentos,
    Nelson Meneses

    #237684
    Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 385
    • Totais: 426
    • Membro Bronze

    Olá. Sou ainda bastante ignorante nisto, mas penso que affinis é quando exemplares de uma espécie têm características semelhantes a uma espécie, sem, no entanto, apresentarem todos os aspectos característicos dela.

    Pedro.

    #237685
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Olá Nelson,

    Obrigado pela pergunta muito pertinente.
    Excelente oportunidade para animar o fórum com um tema em que muitos terão as suas dúvidas. Também uma excelente oportunidade, para outros com mais conhecimentos que eu nesta área. se manifestarem.

    Na minha opinião:

    – Se pretendes referir-te a uma espécie que sabes pertencer a um determinado género, mas que ainda não foi identificada, deverás usar a abreviatura “sp”, ou seja espécie.
    É o caso de Aphyosemion sp. Oyo “” RPC 91/8, espécie ainda não conhecida, mas que sabes pertencer ao género Aphyosemion.

    – Quando não consegues identificar uma espécie e consideras que ela deve ser uma espécie nova e muito próxima de uma outra já descrita, utiliza-se a abreviatura aff., do latim affinis, parente.
    É o caso que citas de Anablepsoides aff. cearensis “Acariu”. Uma espécie possivelmente nova, pertencente ao género Anablepsoides e muito próxima da espécie Anablepsoides cearensis “Acariu”.

    – Quanto à primeira citação tua, Austrolebias sp. aff. nigripinnis “San Javier, Missiones”, não a sei explicar correctamente. Será um preciosismo? Uma nova espécie do género Austrolebias (sp.) e próxima das nigripinnis (aff.)?? Não sei…

    Aproveito para recordar:
    – A indicação do género é sempre em maiúscula e em itálico:Anablepsoides
    – A indicação da espécie é sempre em minúsculas e em itálico: nigripinnis
    – Códigos de coleta são em maiúsculos, por exemplo RPC 91/8.
    – Populações começam por maiúscula e são colocadas entre “”, por exemplo “Acariu”.
    – sp. e aff. não são em itálico.

    Espero poder ter ajudado e não ter criado mais confusão.

    Um abraço,

    Luis Oliveira

    #237686
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 812
    • Totais: 913
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!

    Austrolebias sp. aff. nigripinnis “San Javier, Missiones” é tão correcto como Austrolebias aff. nigripinnis “San Javier, Missiones”, Austrolebias affin. nigripinnis “San Javier, Missiones” ou Austrolebias affinis nigripinnis “San Javier, Missiones”. Penso que já aqui foi bem explicado este assunto, não vale a pena estar a alongar-me muito.

    Falta ainda o cf. (confer), a espécie confere com a espécie tipo mas há determinadas características não coincidentes. É o caso recente dos Fundulopanchax cf amieti Ndokndak ADL 13/49.

    Cumprimentos!
    Filipe Torre

    #237687

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Obrigado pelas respostas.

    Vi também que se usa o spec. que é o mesmo de sp.

    Filipe, sabia que havia pelo menos mais uma abreviatura, mas não me estava a lembrar. Estive à ver e não encontrei nada sobre as Austrolebias sp. aff. nigripinnis, qual é a forma mais correcta?

    Se, por exemplo, receber uns Anablepsoides spec. “” XPTO 02/14 (acho que estes ainda não foram descobertos ;D ) posso alterar o nome e distribui-los como Anablepsoides sp. “” XPTO 02/14 ou mesmo nas abreviaturas devemos manter sempre o mesmo nome?

    Abraço
    Nelson Meneses

A visualizar 5 artigos - de 1 a 5 (de um total de 5)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0