Carregando conteúdos...
...Por favor aguarde!
English
Notí­ciasAgendaOutros SitesPesquisaContactosLivro de Visitas
 
toplogo
   
Voltar Convenções APK

VII Convenção Internacional APK - 2007

Texto publicado no BAPK Vol. IX nº 5 Set./Out. 2007
 
SOU UM FELIZARDO, VIVI MAIS UMA CONVENÇÃO DA APK.
 
 
Dezanove de Outubro de 2007, sexta-feira, chegou o dia. A APK inicia a sua 7ª Convenção, até aquí muitas horas de trabalho e dedicação do tempo livre dos sócios.
 
Os participantes de diferentes associações começam a chegar, inicia-se o registo dos peixes, vão-se aclimatando e enchendo pouco a pouco os aquários da exposição…
 
Tudo isto que, aos que nos apaixona este mundo dos Killis soa familiar, no caso das Convenções da APK, essa familiaridade vai muito mais além.
 
Como sócio da APK e como espanhol, o que em seguida direi poderia considerar-se influenciado por estas duas características que em mim se encontram: a de ser membro de uma associação de prestígio como é a APK; e a de ser cidadão dum país vizinho, unindo a Portugal muitas mais coisas que aquelas que separam… Para mim, a única separação é uma linha desenhada no mapa da Península Ibérica. Nunca me senti estrangeiro em Portugal e muito menos agora que, graças aos Killis, tenho grandes AMIGOS neste país.
 
Como dizia, esta familiaridade e afecto tem um brilho especial, respira-se no ambiente, percebe-se uma atmosfera de hospitalidade e carinho que ultrapassa muito mais do que aquilo que pode produzir o nosso gosto em comum. Os apertos de mão, os abraços, os sorrisos como idioma de comunicação para aqueles que não sabem falar portugués, repetem-se uma e outra vez.
 
As trocas e ofertas de peixes entre aficionados não faltam neste primeiro contacto.
 
Repito que, para aqueles de nós que não sabemos falar português, nos comunicamos por entre outros meios com sorrisos e com aquele falar em espanhol devagar e com palavras não muito complicadas. Também repito que se nunca me senti estrangeiro em Portugal, isto deve-se pois o idioma nunca é um problema. Muitos portugueses expressam-se bem em inglês, e no caso do espanhol não ficam atrás, não obstante que o seu espírito amigável os leve a esforçarem-se para nos entenderem e por se fazerem entender. Se tudo isto não é digno de elogio e consideração…
 
A manhã dá lugar à tarde e até à última hora todos, incluíndo sócios de outras associações, colaboram nas tarefas. A banca de venda de produtos killiofilos; culturas de alimento vivo; substratos de postura; produtos para tratar a água de nossos aquários e muitas coisas mais, estão prontos. A exposição está practicamente terminada, só faltam os últimos peixes que chegarão no dia seguinte, Sábado.
 
São 12h30m de Sábado dia 20, todos os peixes estão registados e agora são observados e admirados por todos.
 
Não nos cansamos de ver os aquários, voltamos uma e outra vez para ver este ou aquele casal ou grupo de cria que, a esse “menino” que nós os killiofilos temos dentro de nós, surpreende com a sua beleza, ainda que já conheçamos a espécie faz anos e tenhamos visto muitos exemplares da mesma.
 
A hora da comida oferece a possibilidade de conversar e de nos conhecermos cada vez melhor.
 
A tarde de Sábado é especial, duas conferências trasmitem-nos as experiências de killiofilos que muito têm para nos ensinar. As duas têm muito que nos oferecer; viagens de pesca, imagens de biótopos, fotos impressionantes de lugares e peixes, descrições que nos fazem sentir interiormente as vivências daqueles que a contam. Ambas as conferências foram especialmente brilhantes, proveitosas e dignas de muitissimos mais elogios.
 
Sempre que tenho a sorte de escutar relatos de viagens de pesca, não posso deixar de me sentir agradecido a todos aqueles que, por muito que lhes agradem essas viagens e disfrutem das mesmas, põem a sua integridade física em perigo, inclusive a sua própria vida, penetrando em locais não isentos de perigo, os quais por sua vez se encontram em países onde a vida humana tem um valor não muito elevado.
 
Quando nos encontramos perante um casal de Rivulus, Nothobranchius, Fundulopanchax, etc, seria bom que reflectíssemos sobre o que está por trás do mesmo. Sem dúvida que está o trabalho e saber fazer do criador, mas sobretudo há que ter presente que existem killiofilos que tornaram possível que essa espécie chegasse até nós.
 
A tarde é intensa, criadores de presígio comprovado em grupos de dois julgam os peixes apresentados e, por volta das 19h30m, os resultados são tornados públicos. Satisfação para os que conseguiram um prémio, resiganção (e porque não) satisfação também pelas pontuações conseguidas. No ano que vem seguramente correrá melhor, dizemos nós os que obtivemos um prémio.
 
Às 20h concentramo-nos no local da convenção e formamos uma caravana para nos dirigirmos ao restaurante onde se irá celebrar o banquete da entrega de prémios. Uma vez ali chegados, encontramos saborosos aperitivos e, de seguida, passamos ao salão onde o jantar que nos servem é de uma mostra impressionante, tanto em qualidade como em quantidade, da gastronomía portuguesa. Nele não falta esse prato de bacalhau que a ninguém deixa indiferente e o vinho verde, para o qual não encontro palavras.
 
Satisfeitos depois de um grande jantar, a entrega de prémios este ano consistiu nuns azulejos que são também uma mostra de arte portuguesa.
 
Grupo após grupo, o presidente da APK vai entregando os prémios, os aplausos, os gritos de felicitação, as brincadeiras… amenizam este importante acto.
 
No Domingo dia 21 muito cedo, um grupo de voluntários procede ao “ensacar” dos peixes e uma vez isto feito, inicia-se o leilão.
 
O leilão é um momento divertido, uns e outros licitam aqueles casais que mais lhes agrada, uns fazem-no porque a espécie lhes interessa, outros a pedido de algum amigo, outros para uma vez comprados os oferecerem ali mesmo a outro criador ao qual sabem que agrada… O ambiente é sempre cordial e percebe-se uma gentileza que impressiona. Os preços muito bons, ao alcance de todos, em que só uns poucos casais de espécies raras e difíceis sobem de preço.
 
Terminou o leilão, todos, até os que não pretendiam licitar qualquer casal, terminam com vários sacos de peixes nas suas mãos.
 
À volta duma mesa onde abundam aperitivos e bebidas, que atendendo à hora que é, 14h30m, fazem as nossas delícias, e entre isto e aquilo, começamo-nos a despedir, não sem sentir uma certa pena.
 
A 7ª CONVENÇÃO DA APK terminou, o ano que vem será a 8ª. Seguramente será muito melhor. Na APK, todas as Convenções superam a anterior, e a 8ª não irá fugir à regra…
 
Em 2008 vemo-nos em Lisboa, e quem não vai nunca saberá o que perdeu.
 
-----------------------------
 
Perdão, quase me esquecia, nesta como em qualquer outra Convenção, todos os que participamos obtemos um GRANDE PRÉMIO, para mim tão importante ou mais que os que, com grande mérito, se conseguem no concurso de peixes, que é o do AGRADECIMENTO A TODOS DA ASSOCIAÇÃO ORGANIZADORA por terem colaborado no êxito da sua Convenção.
 
OBRIGADO APK, obrigado por nos terem feito felizes durante esses dias, obrigado por fazerem com que os killis sejam os peixes que fazem AMIGOS.
José Ramón Tauste
Mês AnteriorOutubro, 2017Mês Seguinte
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
Imagens
Cartaz da VII Convenção APK :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original01 Exposição :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original02 Exposição :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original03 Exposição :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original04 Exposição :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original05 Exposição - Cooperativa :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original06 Palestra :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original07 Jantar :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original08 Prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original09 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original10 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original11 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original12 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original13 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original14 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original15 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original16 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original17 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original18 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original19 Entrega de prémios :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original20 Leilão :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original21 Leilão :: Clique p/ Ver Imagem Em Formato Original
Ficheiros
Clique p/ Efectuar Download do Ficheiro VII Convenção APK (2007) - Resultados(FORMATO: PDF)VII Convenção APK (2007) - Resultados